O deputado estadual pelo PT, Dirceu Ten Caten, aparece em terceiro com 11,4%, enquanto Fábio Moreira e Irismar Melo surgem mais abaixo, com 3,1% e 0,7%, respectivamente; margem de erro é de 4% para mais ou para menos
Nova pesquisa do instituto Doxa para o município de Marabá mostra o deputado estadual Chamonzinho (MDB) na liderança da corrida eleitoral, com ampla margem de intenções de voto: 46,2%. O também deputado estadual Tony Cunha (PL) surge em segundo com 23,2%. A diferença entre os dois candidatos é de 23 pontos percentuais.
Em um patamar mais abaixo do levantamento aparecem os nomes do deputado estadual pelo PT, Dirceu Ten Caten, com 11,4%; o candidato do atual prefeito Tião Miranda, Fábio Moreira (PSD), com 3,1%; e Irismar Melo (PP), com 0,7%. Outros 3,3% dos entrevistados não votariam em nenhum desses candidatos caso a eleição fosse hoje (brancos/nulos), e 12,1% não souberam ou não responderam.
A pesquisa está registrada no TRE sob o Nº PA-05361/2024 e foi realizada no período de 15 a 17 de julho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 605 eleitores, tendo uma margem de erro de 4% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores chegam a somar 63,9%.
Os mais citados na espontânea são o deputado estadual, Chamonzinho (MDB), que aparece com 16,7%; seguido por Tony Cunha (PL), com 12,3%. Dirceu Ten Caten (PT) é citado por 4,6%. Fábio Moreira (PSD) ficou com 1,5%. O atual prefeito, Tião Miranda, que não pode mais se candidatar, aparece com 0,8%. Irismar Melo (PP) obteve apenas 0,2%.
Já quando se trata de rejeição, a pesquisa Doxa aponta um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de Marabá: 33,3%. Outros 37,1% não se manifestaram. Tony Cunha aparece com rejeição de 12,0% de citações. Dirceu Ten Caten surge com a segunda maior rejeição, 6,1% das mençoes. Irismar Melo é rejeitada por 4,6%. Chamonzinho tem rejeição de 4,5% e Fábio Moreira é rejeitado por 2,3%.
Aprovação e desaprovação dos governos de Tião Miranda, Helder Barbalho e Lula
Segundo o levantamento, o governo do prefeito Tião Miranda é aprovado por 71,1% dos eleitores de Marabá; enquanto sua desaprovação chega a 15,3%. Outros 13,5% não se manifestaram. O governo de Helder Barbalho (MDB), por sua vez, é aprovado por 64,5% dos eleitores de Marabá; enquanto sua desaprovação chega a 19,5%. Outros 16,0% não se manifestaram.
Já a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 52,0% em Marabá. A sua desaprovação chega a 36,8%. Outros 11,2% não se manifestaram.
A análise do cientista político da Doxa Dornélio Silva sobre o resultado da pesquisa:
“O que se percebe nessa segunda pesquisa da Doxa oficial, registrada no T.R.E, é que o cenário administrativo e eleitoral de Ananindeua está bastante favorável ao atual prefeito que vai defender seu mandato, buscando sua reeleição. Há uma presença forte do prefeito Dr. Daniel, encobrindo os demais atores que participam desse momento no cenário eleitoral. Dr. Daniel está com uma aprovação de mais de 90% de seu governo. Isto remete excelente vantagem na questão eleitoral, chegando a 80,1% de eleitores que votariam nele se a eleição fosse hoje. Apesar de entrarem novos atores políticos na disputa em Ananindeua, como o deputado federal, Antônio Doido (MDB), o cenário pouco mudou. Faltando um pouco mais de quatro meses para as próximas eleições, tudo indica que o desenho está traçado para Dr. Daniel. Com esses pretensos candidatos testados na pesquisa, o atual prefeito terá poucos atores competitivos para jogar no campo eleitoral. Isso significa, que sua reeleição para mais quatro anos está garantida”.
(Foto: Reprodução/Alepa)