Pela quarta vez, Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do país

Pelo quarto ano consecutivo, Fernanda Montenegro é a mulher mais admirada do Brasil, segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, que entrevistou  1.506 pessoas entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março de 2023, e a atriz foi citada por 1 em cada 10 brasileiros.

Aos 93 anos, Fernanda Montenegro continua sendo reconhecida para além do cinema e da dramaturgia brasileira. No ano passado, foi citada por 11% da população, e este ano, por 9,4%. Até hoje a única latinoamericana indicada ao Oscar, por seu trabalho em “Central do Brasil”, Montenegro foi eleita a nova imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras), no final de 2021.

A lista das mulheres mais admiradas do Brasil deste ano reflete a tendência em reconhecer o protagonismo feminino na cultura e na política, segundo a diretora-geral do QualiBest, Daniela Malouf. “Se por um lado as artes já eram espaços com uma forte presença feminina, vemos agora mulheres do espectro político aparecerem no ranking e se destacarem.”

Fernanda Montenegro chega aos 93 anos, como uma das celebridades brasileiras mais aclamadas e renomadas internacionalmente.

Ela já foi indicada ao Oscar em 1999 pelo filme ‘Central do Brasil’ e já ganhou um Emmy Internacional de Melhor Atriz pela série ‘Doce de Mãe’, da TV Globo.

Além disso, em novembro de 2021, a atriz foi eleita para integrar a Academia Brasileira de Letras, com 32 votos dos 34 possíveis, sendo dois deles em branco. Desta forma, ela ocupa a cadeira 17, que pertencia ao diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.

Em entrevista  em julho de 2022, Fernanda Montenegro não poupou críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, ela comparou o político com o período da Ditadura Militar, de 1964 a 1985.

“É pior [do que a ditadura], porque veio pelo voto. Então, há uma organização política por trás, tradicional, que opta por essa calamidade e por essa tragédia. Em todo governo de força, a primeira coisa é estrangular a cultura das artes, porque é onde o país existe com a assinatura e com a opção de um futuro”, declarou a atriz.

Para ela, não há possibilidade de Bolsonaro conseguir se reeleger na eleições de 2022.

“Esse homem não está no poder da noite para o dia”, enfatizou. (Foto: Divulgação)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress