Pecuarista com negócios na Flórida e no Pará é quem organiza eventos nos EUA com participação de Bolsonaro

A Sputnik Brasil –  agência internacional de análises sobre temas políticos, econômicos e sociais -, investiga quem está por trás do grupo Yes Brazil USA,  e qual a origem de sua influência política.

Autodenomina “entidade de direita […] centrada em fundamentos judeu-cristãos de suporte à família”, o grupo realizou recentemente encontro com o ex-presidente do Brasil em uma igreja evangélica na cidade de Boca Raton, contando com cerca de mil participantes, que pagaram ingressos de entre R$ 52 e R$ 260 para ver Bolsonaro da plateia, da sala VIP, especial, ou até reservada.

Segundo a Sputnik Brasil, os idealizadores do movimento são o casal Larissa e Mário Martins, que possuem negócios ligados à pecuária no estado do Pará, mas residem na Flórida.

Mário Martins é herdeiro político do pecuarista Antônio Pedro Martins Junior, que chegou a assumir uma cadeira no Senado brasileiro como suplente, em 1958. Após o golpe de 1964, o avô do brasileiro expatriado na Flórida se filiou à Arena, partido de sustentação da ditadura brasileira.

Assim como o predecessor, Mário Martins ocupou cargos de chefia em associações de pecuaristas do Pará, como a Associação Rural da Pecuária do Pará. De acordo com sua página na rede social LinkedIn, Mário retira seu sustento do abate de bovinos e bubalinos e da exportação de “cortes nobres” de carne.

O casal Martins comanda YES Brasil EUA desde 2018 e planeja expandir suas atividades não só para outros estados norte-americanos, mas também para países como Portugal, Reino Unido, França, Alemanha e Canadá.

Em entrevista ao Brazilian Times, o casal revela ter organizado o YES Brazil USA após o episódio da facada, durante as eleições presidenciais de 2018. A primeira página do grupo no Facebook inicialmente contou com poucas interações, até que “repentinamente começou a viralizar”.

O casal diz ter tido papel relevante na eleição de Bolsonaro em 2018, por ter organizado manifestação de apoio à candidatura que reuniu mais de 1.500 pessoas na Flórida, o que, segundo Mário Martins, seria “a maior manifestação de apoio a um candidato a presidente realizada fora do Brasil”.

O idealizador do YES Brazil USA ainda reivindica para si o crédito pela ampla votação que Bolsonaro recebeu dos brasileiros residentes na Flórida em 2018.

Já em 2022, o grupo contava com cerca de 3.000 membros concentrados na região sul da Flórida. De acordo com pesquisa de 2021 do Bureau do Censo dos EUA, cerca de 115.000 brasileiros vivem na Flórida, o que representa mais de um quinto de todos os brasileiros residentes no país.

O jornalista investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) Allan dos Santos é figura carimbada nos eventos do grupo. Mário Martins e Allan dos Santos estiveram juntos em protestos organizados por ocasião da visita dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a Nova York . (Foto Redes Sociais)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress