PEC do 6×1 deve ser protocolada na volta do recesso parlamentar

A deputada Erika Hilton, líder do PSOL, afirmou que planeja apresentar a proposta que extingue a jornada 6×1 assim que o Congresso retornar do recesso em fevereiro.

A proposta que modificaria as normas trabalhistaspossui as assinaturas requeridas para seguir seu trâmite na Assembleia e recebe apoio de partidos de esquerda e centristas.

A legisladora declarou que a sugestão foi debatida recentemente com os vereadores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com o término do recesso legislativo, tenho a intenção de apresentar o documento e, claro, buscar um diálogo com o presidente [da Casa Legislativa]“, afirmou.

A votação para eleger o novo presidente da Câmara dos Deputados está agendada para 1º de fevereiro. O principal candidato é o deputado federal Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba.

A dirigente do PSOL também está à espera da escolha do deputado federal que será responsável por relatar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para se encontrar com ele.

A proposta altera a redação do inciso XIII do artigo 7º da Constituição Federal, estabelecendo a possibilidade de uma jornada de trabalho com duração de quatro dias por semana no país.

Assim, ao invés de uma rotina de 6 dias trabalhados seguidos de 1 dia de descanso, o texto propõe um esquema de 4 dias de trabalho com 3 dias de folga.

A legisladora, por sua vez, está aberta a dialogar sobre uma solução intermediária. Os partidos centristas, por sua parte, apoiam uma jornada de trabalho de 5 dias seguida por 2 dias de descanso. (Foto: CF/Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress