PEC da privatização das praias deve beneficiar megaempreendimento de Neymar no Nordeste

Megaempreendimento “Rota Due Caribe Brasileiro”, que tem o atacante e o ator Rafael Zulu como sócios, conta com 28 imóveis de alto padrão entre os litorais sul de Pernambuco e norte de Alagoas, e pode ser beneficiado por aprovação da PEC de privatização de praias

 

 

Marcado mais pelas polêmicas da vida pessoal do que pelas conquistas dentro de campo, o jogador Neymar está envolvido no centro da discussão que tem mobilizado o país nesta semana, que trata da escandalosa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da privatização das praias, conhecida como “PEC da Cancun”, uma iniciativa relatada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que quer simplesmente tornar legal a restrição de pessoas em trechos do litoral brasileiro, que passariam a ser “particulares”, ou seja, com dono.

Na prática, a medida tem por objetivo transformar um dos programas mais democráticos do país numa atividade exclusiva para ricaços. Uma enquete no site do Senado Federal mostrou que mais de 95% dos brasileiros são contrários à ideia, o que fez com que o assunto fosse retirado da pauta daquela casa legislativa, pelo menos por ora.

O nome do jogador Neymar foi parar entre os termos mais citados nas redes sociais nos últimos dias, alvo de uma enxurrada de ataques e críticas ferrenhas. Ele passou a ser acusado de estar ligado diretamente à PEC da privatização das praias, e o motivo para isso é bem simples. Nos últimos tempos, o atleta andou fazendo publicidade e emprestando sua imagem para um megaempreendimento de luxo que estaria justamente interessado no processo de tornar as praias brasileiras áreas privadas. Reportagem do jornal O Globo desta quinta-feira (30), cita o jogador de futebol como um dos sócios em parceria com a incorporadora Due. Alguns dos imóveis contam ainda com o ator Rafael Zulu como sócio, de acordo com a reportagem.

O megaempreendimento “Rota Due Caribe Brasileiro”, uma espécie de supercondomínio com 28 propriedades de alto padrão, num trecho contínuo de 100 km entre os litorais de Pernambuco e Alagoas, que poderia render até R$ 7,5 bilhões (com a unidade saindo por módicos R$ 250 milhões), passou a ser divulgado e incentivado por Neymar em suas redes sociais, numa clara ação publicitária. “Estou junto com a Due na criação da rota Due caribe brasileiro. Vamos transformar o litoral nordestino e trazer muito desenvolvimento social e econômico para a região. Em breve, mais novidades”, disse Neymar, em vídeo publicado no Instagram.

Apesar do otimismo do jogador, o projeto enfrenta críticas severas de ambientalistas. Eles alertam para os riscos ambientais e sociais de um empreendimento dessa magnitude em áreas sensíveis do litoral. Além disso, a possibilidade de privatização de praias, permitida pela PEC 3/2022, tem gerado um acalorado debate. Especialistas temem que a aprovação da emenda possa criar brechas legais para a criação de praias privadas, o que iria contra o princípio de livre acesso da população às áreas costeiras.

Ativistas e ambientalistas iniciaram uma campanha usando o empreendimento de Neymar, Due, Rafael Zulu e outros na região como um dos exemplos dos efeitos nefastos da PEC da privatização das praias. As atrizes Laila Zaid, Luana Piovani e Maeve Jinkings fizeram coro às críticas. Também comunicadora socioambiental, a primeira classifica Neymar como “um dos apoiadores da ideia”. Piovani compartilhou o conteúdo da colega em sua conta do Instagram com o comentário: “Meu sonho é que meus filhos esqueçam Neymar. Imagina se isso é ídolo?”. Já Jinkings foi mais incisiva. “Gente o Neymar consegue ser a pessoa mais errada e oportunista do mundo, né? Impressionante como ele é competente nisso, onde tem Lobby de oportunista, tá lá o Neymar”, disse a atriz.

Em resposta às críticas, a Due emitiu uma nota na noite de quarta-feira (29), afirmando seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social. “Garantindo a transparência das nossas comunicações, reforçamos publicamente que a responsabilidade ambiental e social são valores imutáveis dentro da nossa empresa e projetos. Cumprimos as mais rigorosas leis de proteção ambiental e realizamos projetos próprios de preservação do meio ambiente. Tais valores e práticas permanecem e permanecerão. Nossos empreendimentos não sofrerão qualquer impacto, seja positivo ou negativo, com a PEC 03/2022, como levianamente imputado por algumas pessoas em seus canais de mídia social e replicado em alguns veículos de comunicação. Nos colocamos à disposição da sociedade, governos e clientes para mais esclarecimentos pelo email faleconosco@dueincorporadora.com.br”, diz o comunicado da empresa.

O relator da PEC, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tem se empenhado para aprovar a proposta, apesar das críticas e dos riscos apontados por especialistas. A emenda, se aprovada, permitirá a privatização de áreas da União no litoral, o que pode alterar significativamente a dinâmica das propriedades costeiras no Brasil.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress