A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou que vai abrir consulta pública para debater propostas sobre ações mais rigorosas contra passageiros indisciplinados na aviação civil.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), em 2023, foram registradas 735 ocorrências de passageiros indisciplinados em aeronaves e aeroportos, o maior volume desde 2019, uma média de dois casos por dia. Sendo que 21% dos casos envolveram agressões físicas ou ameaças entre passageiros.
Segundo a Anac, comportamentos indisciplinados representam ameaça à segurança operacional, além de causar desconforto e transtorno aos demais passageiros e à tripulação.
Por isso, o objetivo da Anac é propor medidas mais duras para coibir os comportamentos inadequados em aeroportos, nos momentos de embarque, desembarque e espera.
“Com a nova regulamentação, a Agência sinaliza claramente que não há lugar para comportamento indisciplinado na aviação civil, dando às empresas aéreas o poder de adotar medidas mais enfáticas para desestimular condutas danosas à sociedade no transporte aéreo brasileiro”, diz a nota da agência. (Foto: Reprodução)