Para puxar transição ecológica no Brasil, governo emitirá título público “verde”

A  emissão de títulos públicos “verdes” pelo governo federal deverá ocorrer no  segundo semestre deste ano, com objetivo de puxar uma agenda de transição ecológica e atrair investimentos ao Brasil.

Afirmação é do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron em entrevista à imprensa, neste sábado, 18, ao abordar a questão dos títulos sustentáveis.

Os títulos sustentáveis, conforme explicou o secretário,  são papéis emitidos que abrangem a pauta ESG (com pautas relacionadas ao meio ambiente, ao social e à governança). A diferença entre uma emissão comum e uma emissão “green” é o compromisso do emissor com a agenda de sustentabilidade.

“Depois de passar essa agenda de arrumar o orçamento, nós vamos entrar no segundo semestre em uma agenda de médio e longo prazo, voltada à questão da transição ecológica. Vamos começar a soltar as medidas que vão anunciar para o mundo o que o Brasil pretende de si mesmo”, disse.

No âmbito do Tesouro, Ceron indica que o governo planeja induzir, a partir do segundo semestre, estados e municípios a incluírem em suas operações de crédito com garantia da União pautas voltadas à transição energética e ecológica.

“Na emissão de título tradicional não há qualquer compromisso para a aplicação daquele recurso. Pagamos a taxa de juros para os investidores e acabou. Na sustentável, eu vou além, eu tenho compromissos sustentáveis”, explica Ceron.

Até por essa razão, o trabalho do Comitê não se encerra com a emissão dos títulos, diz o secretário. Haverá um processo de acompanhamento e prestação de contas aos investidores sobre o avanço das pautas assumidas como compromisso.

Entre as despesas e investimentos elegíveis para estarem atrelados a estes papéis estão aquelas voltadas ao combate do desmatamento, ao apoio a energias renováveis, a ações de ciência e tecnologia na área de descarbonização, ao fomento a reservação e irrigação sustentável na agriculta, entre outras. (Foto: Reuters/ Amanda Perobelli)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress