Desde a tarde deste sábado, 11, já está aportado na cidade do Rio Grande o aeródromo multipropósito Atlântico, considerado o maior navio de guerra da América Latina, com objetivo de participar dos esforços no atendimento às vítimas das enchentes que dominam o Estado do Rio Grande do Sul.
A população de Rio Grande recebeu o navio com muita expectativa, considerando que a cidade recebe grande parte das águas da Laguna dos Patos que desaguam no Oceano Atlântico pelo conhecido Canal da Barra – e com o provável represamento da cheia no entorno da cidade poderá causar mais danos à já fragilizada comunidade.
O navio possui mais de 150 toneladas de donativos a bordo, além de um reforço de 1.350 militares, recursos fundamentais como 14 toneladas de suprimentos, duas estações para tratamento de água potável, três helicópteros, 35 automóveis e 24 embarcações de pequeno e médio porte.
Essa ajuda é fundamental para levar esperança à população.
O nível da Laguna dos Patos, que recebe as águas dos rios gaúchos, está atualmente 1,41 metro acima do normal, segundo a Universidade Federal do Rio Grande. Cerca de 400 pessoas já deixaram suas casas e estão em abrigos na cidade.
O centro histórico de Rio Grande já apresenta sinais da elevação do nível da água, com ruas e praças alagadas. A expectativa é que o apoio do navio e de sua tripulação auxilie no atendimento às vítimas e na contenção dos danos causados pelas cheias. (Foto: Marinha/Reprodução)