O presidente Lula afirmou, ainda, durante discurso no festival de música “Power Our Planet, que os países ricos tem uma “dívida histórica” e devem financiar a preservação de florestas, apontou que a poluição vem, principalmente, dos países “que fizeram a Revolução Industrial”. Petista convidou o público para a COP30, em Belém.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou, nesta quinta-feira (22), durante o festival de música “Power Our Planet”, no Campo de Marte, em Paris. O brasileiro afirmou que os países ricos tem uma “dívida histórica” e devem financiar a preservação de florestas, apontou que não é o povo africano ou latino que polui o mundo, mas “aqueles que fizeram a Revolução Industrial”. O discurso presidencial aconteceu em uma brecha para participações de líderes globais em meio aos shows de artistas como Billie Eilish e Lenny Kravitz.
O petista ainda prometeu agir com rigor contra o desmatamento na Amazônia e afirmou que fará “todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”. “Vamos ser muito duros contra toda e qualquer pessoa que queira derrubar uma árvore para plantar soja, milho ou criar gado. A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo pertence a toda a humanidade. E por isso, faremos todo e qualquer esforço para manter a floresta em pé”, disse, sendo ovacionado pelo público.
Lula também convidou o público a viajar ao Brasil em 2025, quando Belém (PA) receberá a conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP 30. “Queria convidar vocês que ouvem falar da Amazônia todo dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo para comparecer ao Brasil. Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia, para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema da Amazônia, a riqueza da biodiversidade, dos nosso rios”, destacou.
“E que possam compartilhar com o povo brasileiro da preservação das nossa florestas e responsabilizar os países ricos para financiar os países em desenvolvimento que tem reservas florestais porque não foi o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nesses últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a revolução industrial e por isso tem que pagar a dívida histórica que tem com o planeta terra”, disse sendo, novamente, muito aplaudido.
Outro momento de aplausos aconteceu quando Lula reforçou o compromisso — feito pelo Brasil para o Acordo de Paris, assinado em 2015— de zerar o desmatamento até 2030. Em uma fala de cerca de seis minutos, Lula ainda citou dados, alegando que 50% da energia consumida no Brasil é renovável, enquanto que no resto do mundo o valor é de apenas 15%.
“Nos últimos dias e anos o que mais se ouve falar é da Amazônia. A Amazônia representa a maior floresta tropical do planeta terra. Na América do Sul temos oito países amazônicos. Abrigamos 400 povos indígenas que falam 300 idiomas. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e responde por 40% das florestas tropicais do planeta. A região representa 6% da superfície do total da terra, tem o rio mais caudaloso do planeta. A Amazônia é responsável por 10% das espécies de plantas e animais estimados no mundo. 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável contra uma média mundial de apenas 27%. 50% da energia que consumimos no Brasil já é renovável e no resto do mundo esse valor é de apenas 15%. Quando tomei posse no dia 1 de janeiro assumi a responsabilidade que até 2030 teremos desmatamento zero na Amazônia”, concluiu.
O evento Power Our Planet é um festival de música que busca atrair atenção e recursos para combater a crise do clima e desigualdades sociais. Lula foi convidado para o evento pelo vocalista do Coldplay, Chris Martin. Em turnê na Itália, a banda britânica, no entanto, não faz parte da programação. O festival, que é promovido pela organização Global Citizen, acontece em frente à Torre Eiffel. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Veja o vídeo, na íntegra:
Discurso que fiz hoje em Paris no #PowerOurPlanet. A Terra é nossa única casa. Juntos devemos trabalhar por um futuro melhor. pic.twitter.com/SaYp1xn2Jr
— Lula (@LulaOficial) June 22, 2023