Oscar: imprensa internacional repercute indicações do Brasil

As nomeações de “Ainda Estou Aqui”, sob a direção de Walter Salles, e da atriz Fernanda Torres para o Oscar 2025 chamaram a atenção não apenas no Brasil. A mídia internacional também destacou a participação dos brasileiros na mais prestigiosa cerimônia de cinema do planeta.

“Ainda Estou Aqui” não só fez história ao ser o primeiro filme brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme no Oscar, como também está na corrida por Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, graças à performance de Fernanda Torres.

Os mais renomados portais de cinema e entretenimento ao redor do planeta anunciaram as indicações do Brasil e destacaram especialmente o fato de Torres estar na disputa 26 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido mencionada na mesma categoria por “Central do Brasil”, também sob direção de Salles.

 

Melhor Filme

A Variety, que já tinha recomendado as três nomeações de “Ainda Estou Aqui”, ressaltou o incentivo dos admiradores brasileiros nas plataformas digitais e considerou a nomeação do filme para Melhor Filme como uma das surpresas do ano.

Enquanto os votantes da Academia observavam o drama brasileiro, uma onda expressiva de apoio dos fãs emergiu nas redes sociais. Atualmente, Ainda Estou Aqui se destaca como um dos raros filmes estrangeiros a receber uma indicação na principal categoria do Oscar, conforme noticiou a publicação. Apesar do imenso respaldo a Fernanda Torres e de uma indicação garantida na categoria de melhor longa-metragem internacional, Ainda Estou Aqui não era amplamente cotado para ser elevado à disputa de melhor filme.”

 

Orgulho da mãe

O veículo The Hollywood Reporter divulgou uma reportagem ressaltando que Torres foi indicado mais de 25 anos após sua mãe ter recebido uma indicação similar.

O orgulho da mãe de Fernanda Torres deve ser imenso”, inicia o artigo. “A protagonista do filme de época dirigido por Walter Salles, ‘Ainda Estou Aqui’, igualou a conquista memorável de sua mãe, Fernanda Montenegro, realizada em 1999 com ‘Central do Brasil’, tornando-se assim a segunda brasileira a receber uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como melhor atriz.”

O periódico The Washington Post também divulgou uma crítica que exalta a performance de Torres e sua nomeação para o Oscar.

Torres já conquistou um Globo de Ouro por sua atuação e, nesta quinta-feira, foi nomeada ao Oscar; em sua interpretação, Eunice é uma mulher comum (mas astuta) que responde ao chamado da ação por amor à sua família e à sua nação. Salles não retrata isso como uma tarefa simples, mas sim como algo imprescindível”, menciona o trecho.

O site Deadline ressaltou que Fernanda Torres se tornou a segunda brasileira a ser indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar, vinte anos depois de sua mãe.

 

Relação entre mãe e filha

“Torres é somente a segunda atriz do Brasil a ser nomeada para um Oscar. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, que recebeu a indicação em 1999 por ‘Central do Brasil’, também sob a direção de Salles”, diz a reportagem.

Tal como o New York Times, que repostou em seu Instagram uma reportagem que enfatiza a relação entre mãe e filha, originalmente publicada em dezembro.

“Há 25 anos, Fernanda Montenegro, atualmente com 95 anos, fez história ao se tornar a primeira atriz brasileira a receber uma indicação ao Oscar. Embora tenha perdido para Gwyneth Paltrow, o Brasil não se recuperou do que considerou uma desprezo.” A reportagem continua: “Agora, Sra. Torres, com 59 anos, está recebendo atenção em Hollywood, o que pode colocá-la em uma posição favorável para conquistar a cobiçada estatueta dourada por um papel que gerou grande entusiasmo no cinema — e reconhecimento nacional — na maior nação da América Latina.”

A 97ª cerimônia do Oscar ocorrerá no dia 2 de março, em Los Angeles, EUA. Confira a lista completa dos nomeados. (Foto: Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress