Henrique Acker (Lisboa) – Agenda prevê reunião de delegações, assinatura de protocolos, acordos empresariais e recepção no parlamento português
A agenda da visita oficial do Presidente Lula a Portugal foi apresentada pelo Itamaraty na quarta-feira, 19 de abril.
O Presidente chega a Lisboa esta sexta-feira, mas seus primeiros compromissos são no sábado, 22 de abril.
Enquanto as delegações de empresários, ministros e parlamentares participam da 13ª Cimeira Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, Lula terá reunião pela manhã com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, logo após as boas vindas ao chefe de Estado brasileiro, na Praça do Império, em Lisboa.
Ainda no sábado, às 16:15h, será realizada a cerimônia de assinatura de protocolos de entendimento entre os dois países, envolvendo temas nas áreas de educação, ciência, energia, saúde, cartas de condução, energia, geologia, mineração, entre outros.
O dia encerra com um jantar oferecido pelo Presidente português, no Palácio da Ajuda.
Prêmio Camões para Chico Buarque
No domingo, 23 de abril, a agenda oficial está livre, mas tudo leva a crer que Lula pode ter um encontro com a comunidade brasileira, organizado pelo Núcleo do PT em Lisboa, no final da tarde.
Na segunda-feira, 24 de abril, Lula se desloca até a cidade do Porto, ao Norte, para participar de um encontro de empresários portugueses e brasileiros, visando a expansão do comércio bilateral em áreas como energia, mobilidade, tecnologia, inovação e saúde.
Neste mesmo dia haverá a renovação do protocolo de entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
Lula deve retornar à capital portuguesa ainda pela manhã, a bordo de um KC-390, produzido pela empresa brasileira Embraer. Portugal comprou recentemente cinco dessas aeronaves. O Presidente brasileiro também à OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.
Um dos momentos de maior expectativa da visita será a entrega do Prémio Camões, de 2019, ao cantor e escritor brasileiro Chico Buarque, no Palácio de Queluz, em Sintra, por volta das 16 horas.
Manifestações pró e contra no 25 de abril
Já no dia 25 de Abril, está programada para às 10:00h a sessão solene em homenagem ao Presidente Lula, que antecede as celebrações do 25 de Abril, na Assembleia da República, na qual o Presidente brasileiro fará um discurso.
Neste mesmo dia, pela manhã, partidos de direita e simpatizantes de Lula prometem realizar manifestações em frente à Assembleia da República. O clima esquentou ainda mais, por conta da divulgação da fala de Lula a uma emissora de TV chinesa, quando acusou os EUA e a União Europeia de contribuir para a guerra da Ucrânia.
Após a polêmica que dividiu opiniões entre os partidos portugueses, Lula não deverá participar da sessão solene das celebrações do 25 de Abril de 1974, data da Revolução dos Cravos, que marcou o fim da ditadura salazarista e a volta à democracia em Portugal.
Na mesma terça-feira, 25 de abril, o Presidente brasileiro embarca para Madrid, com uma agenda que incluiu reuniões com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o rei Filipe VI de Espanha e um fórum empresarial.
——————–
Nota do Portal: OPINIÃO EM PAUTA acompanha a visita oficial de Lula a Portugal, com a cobertura do correspondente internacional Henrique Acker, direto de Lisboa. (Lula/Reprodução)