ONG pressiona fundos globais a cortarem investimentos na JBS

Os investimentos dos grandes fundos internacionais na JBS (JBSS3) entraram na mira da ONG internacional Global Witness. Em reportagem publicada nesta semana, a entidade está pressionando gestoras como BlackRock e Vanguard a fecharem as torneiras do financiamento à empresa, pelo que chama de “atuação controversa em relação às práticas ambientais”.

O texto publicado lista os vínculos com desmatamento e abusos de direitos humanos na cadeia de produção da JBS para apontar como contradição o fato de a companhia receber dinheiro destinado a investimentos ESG — ligados a boas práticas ambientais, sociais e de gestão.

A exigência que a companhia se volte para o desenvolvimento sustentável não é nova e já atrapalhou os planos da JBS de abrir seu capital na Bolsa de Nova York.

Em fevereiro deste ano, enquanto a empresa planejava negociar suas ações na NYSE, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James entrou com uma ação contra a empresa acusando-a de enganar os consumidores com falsas alegações de sustentabilidade para aumentar as vendas.

Vale lembrar que os EUA são o maior mercado da JBS e foco de sua estratégia de crescimento global. E que desde novembro do ano passado, uma organização intitulada “Ban the Batistas” — com financiadores ocultos — vem movimentando políticos e lobistas em Washington, contra a listagem da empresa nos EUA. (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress