O que se sabe sobre os drones misteriosos avistados nos EUA

Objetos voadores misteriosos no céu. Preocupação e confusão. E apelos por intervenção militar.

Este não é o enredo de “Guerra dos Mundos”, mas sim o resultado de vários possíveis avistamentos de drones não identificados na Costa Leste dos Estados Unidos nas últimas semanas. Os possíveis drones foram avistados sobre bairros residenciais, locais restritos e infraestrutura crítica.

Os avistamentos colocaram intensa pressão sobre as agências federais para fornecer mais informações sobre as aeronaves, já que as autoridades pediram calma e enfatizaram que não há evidências sugerindo que os avistamentos representem uma ameaça à segurança.

“Quero garantir ao público americano que estamos vendo isso”, disse o secretário do Departamento de Segurança Interna (DHS), Alejandro Mayorkas, à emissora ABC.

A atividade de drones relatada levou pelo menos um aeroporto — o Aeroporto Internacional Stewart de Nova York — a fechar temporariamente suas pistas por cerca de uma hora na sexta-feira (13) à noite.

Quase na mesma época, o espaço aéreo sobre a Base Aérea Wright-Patterson, em Ohio, foi restringido por causa da atividade de drones enquanto as autoridades monitoravam a situação, disse o porta-voz da base, Bob Purtiman, à TV WHIO.

Wright-Patterson inclui operações dedicadas ao monitoramento de ameaças cibernéticas e o 655ª Ala de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos, que supervisiona 14 esquadrões de inteligência em todo o país. A CNN entrou em contato com a Força Aérea para obter comentários.

“Isso foi longe demais”, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, no sábado (14), acrescentando no mês passado que “orientou o Centro de Inteligência do Estado de Nova York a investigar ativamente os avistamentos de drones e coordenar com a polícia federal para resolver esse problema”.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que está pedindo ao DHS para implantar sistemas especiais de detecção que usam tecnologia de 360 ​​graus para detectar drones.

“Se a tecnologia existe para um drone subir ao céu, certamente existe a tecnologia que pode rastrear as aeronaves com precisão e determinar o que diabos está acontecendo”, disse Schumer neste domingo (15) ao discutir a tecnologia.

O FBI e o DHS disseram em uma declaração conjunta na quinta-feira (12) que “não há evidências neste momento de que os avistamentos de drones relatados representem uma ameaça à segurança nacional ou pública ou tenham um nexo estrangeiro”.

Apesar das garantias de autoridades federais, os políticos locais continuam a pressionar por mais informações e recursos para investigar os avistamentos. No Condado de Morris, em Nova Jersey, as autoridades pediram que o “governo federal reúna todos os recursos à sua disposição, incluindo os militares, para acabar com o voo não autorizado de drones sobre nosso condado e outras partes de Nova Jersey”.

Na semana passada, um homem chinês que é residente legal permanente dos Estados Unidos foi acusado criminalmente após supostamente ter feito filmagens não autorizadas com drones na Base da Força Espacial de Vandenburg, na Califórnia, enquanto a SpaceX lançava “uma carga útil do Escritório Nacional de Reconhecimento”, de acordo com uma queixa criminal. (Foto: Getty Images)

Relacionados

plugins premium WordPress