Novo ministro do Exército escolhido por Lula assumirá na sexta, antes da posse

O general Júlio Cesar de Arruda, escolhido pelo presidente eleito Lula (PT), assumirá o comando do Exército na próxima sexta (30), antes da cerimônia de posse presidencial.

A decisão sob pressão é para desmontar acampamentos de bolsonaristas golpistas em frente ao QG do Exército em Brasília e para evitar um vácuo de poder entre o fim do governo Bolsonaro, à meia-noite do dia 1º de janeiro, e a posse de Lula, que ocorre por volta das 15h.

O novo ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia dito em entrevista à GloboNews que o governo eleito trabalha para evitar os riscos do vácuo de poder.

O atual ministro da Defesa, Paulo Sergio de Oliveira, marcou a cerimônia de despedida do cargo para 29 de dezembro, informa o Estadão.

Além disso, segundo Folha de S. Paulo, o comando da Marinha também deve ser trocado entre quarta e quinta-feira, antes da posse.

A equipe de Lula também espera que a troca de comando no Exército agilize o desmonte dos acampamentos antidemocráticos.

 

Violência desenfreada

Em Brasília, o acampamento bolsonarista foi palco de conspiração de um grupo que armou um atentado a bomba no aeroporto local.

O ato de terrorismo foi interceptado pela polícia do Distrito Federal.

O autor da bomba, George Washington Oliveira de Sousa, foi preso no dia 23.

Um segundo homem identificado como Igor, que seria o responsável por instalar a bomba em um caminhão com combustível, está sendo procurado pelas autoridades.

O objetivo dos extremistas era que a explosão provocasse o estado de sítio e intervenção militar para impedir a posse de Lula. Antes disso, bolsonaristas praticaram vandalismo no dia da diplomação de Lula.

O Exército sob Bolsonaro

Consta em depoimento de George Washington à Polícia Civil que ele teria contatado uma autoridade militar para retirar “petistas infiltrados” do acampamento.

Além disso, o depoimento demonstrou que bombeiros e policiais militares também ajudaram os bolsonaristas fazendo vistas grossas para o vandalismo. ( Na foto, general Júlio César de Arruda | Imagem Ten. Ferrentini/ Comando Militar do Leste)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress