Escritora de 53 anos é responsável por livros delicados e brutais como ‘A Vegetariana’ e ‘Atos Humanos’, editados pela Todavia. Segundo Academia Sueca, trabalho da autora “confronta traumas históricos e revela a fragilidade da vida humana
A escritora sul-coreana Han Kang venceu o prêmio Nobel de Literatura de 2024. Sua vitória foi anunciada na manhã desta quinta-feira (10), em Estocolmo, pela Academia Sueca, comitê responsável pela seleção do maior reconhecimento literário do mundo.
Ela se tornou a primeira autora da Coreia do Sul a receber a honraria. Segundo a Academia Sueca, o prêmio foi concedido a Han “por sua prosa poética e intensa, que confronta traumas históricos e revela a fragilidade da vida humana”.
Kang é autora de títulos como “Atos Humanos”, “O Livro Branco” e “A Vegetariana”, todos publicados no Brasil pela editora Todavia. Seu trabalho mais notável, “A Vegetariana”, é um romance que explora a decadência mental de uma mulher e o descaso de sua família.
Em 2016, ela venceu o International Booker Prize de Ficção por essa obra e, em 2018, recebeu o mesmo prêmio por “O Livro Branco”.
Perfil de Han Kang
Nascida em 1970 na cidade sul-coreana de Gwangju, Han Kang é filha do romancista Han Seung-won e se mudou para Seul aos nove anos. Ela estudou literatura coreana na Universidade Yonsei e iniciou sua carreira literária em 1993, publicando uma série de poemas na revista “Literatura e Sociedade”.
Em 1994, ganhou o Concurso Literário de Primavera do Seoul Shinmun com seu conto “The Scarlet Anchor” e, no ano seguinte, fez sua estreia na prosa com a coleção de contos “Amor de Yeosu”. Sua obra frequentemente apresenta protagonistas femininas que se sentem isoladas ou em desacordo com as rígidas normas sociais da Coreia do Sul.
Han Kang é a 18ª mulher a receber o Nobel de Literatura entre os 121 laureados. A última mulher a ser premiada antes dela foi a escritora francesa Annie Ernaux, autora de “O Acontecimento”, em 2022.
Prêmio Nobel de Literatura
Criado em 1901, o prêmio é destinado à pessoa que “tenha produzido a obra mais notável no campo da literatura.” Cada vencedor do prêmio recebe 10 milhões de coroas suecas, equivalente a cerca de R$ 5,3 milhões.
(Foto: Reprodução/Instagram)