No Estado do Pará, projeto de gastronomia potencializa economia criativa e cultural

Belém –  No Estado do Pará, cursos de culinária e cozinha estão potencializando a economia criativa e cultural das regiões e oferecendo oportunidades para comunidades em vulnerabilidade social

Trata-se do  projeto Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), que vem capacitando pessoas em fragilidade econômica e social com cursos gratuitos de culinária e cozinha.

Neste mês de março, as cidades paraenses Marabá e Belém serão contempladas com as oficinas.

Idealizado pela jornalista Liane Gaby (foto abaixo), o projeto se baseia nos princípios da cultura alimentar amazônica, através da promoção de oficinas teórico-práticas sobre cultura alimentar,

Os cursos marcados para Marabá e Belém terão duração de uma semana.

No fechamento da programação de sete dias, os alunos se apresentam em um festival gastronômico aberta ao público, que também terá venda de comidas, programações culturais, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar das regiões, bem como seu patrimônio imaterial.

“O Gastronomia do Amanhã é um sucesso. É um projeto consolidado que modifica e dá esperança de um futuro melhor para muitas pessoas. Temos certeza que levaremos aos bairros empreendedorismo e oportunidades para milhares de famílias” diz a presidente do ICAA, Liane Gaby.

Essa edição do Gastronomia do Amanhã tem patrocínio da Equatorial Pará e Atacadão via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

 

Marabá

No período de 18 a 22 de março, o município de Marabá, Sudeste do Pará, recebe o projeto, capacitando pessoas para assim ensinar uma nova profissão. O projeto também visa capacitar os pequenos empreendedores que já atuam no ramo gastronômico.

Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turma. Ao todo serão 5 dias de aulas práticas e teóricas com temáticas de empreendedorismo entre diversos assuntos com foco na gastronomia. No último dia ocorrerá uma feira gastronômica onde os alunos irão se apresentar, com a venda de comidas, programações culturais, música e danças regionais e claro a entrega dos certificados para os alunos.

 

Inscrições

As inscrições estão senda realizadas através do link disponível nas redes socias do projeto @gastronomiadoamanha e também no local do curso, na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tv. Santa Teresinha, Marabá Pioneira). (Fotos: Divulgação)

Relacionados

plugins premium WordPress