Bia Cardoso – Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) se reúnem nesta quinta-feira, 30, com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O evento marcado para as 14:00 horas, será na sede da Contag em Brasília e tem como objetivo apresentar a pauta com reivindicações do “Grito da Terra Brasil ( GTB), evento que este ano será realizado junto com o 4º Festival Nacional da Juventude Rural .
Além da Diretoria da Contag, estarão presentes representantes de todas as 27 Federações filiadas para este momento da entrega e de reafirmação das demandas dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de todo o país , ao poder Executivo.
Segundo especialistas do setor, a agricultura familiar não teve por parte dos último governos a atenção desejada mesmo assegurando parte da alimentação na mesa de milhares de brasileiros num dos perigos mais críticos que foi o ano da pandemia.
Nos anos 90, o governo federal criou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que gera renda e melhora o uso da mão de obra familiar.
Houve uma redução na oferta de políticas públicas como a manutenção, de compra de equipamentos, que antes já haviam sido estruturadas nas últimas décadas.
A Contag já sinalizou que vai cobrar a fatura .
Quer aumento no teto de financiamento , renegociação de dívidas por parte de produtores rurais além do fortalecimento na participação de jovens camponeses na formatação de um modelo autossustentável de agricultura familiar .
Para Thaísa Lucena , Secretaria Geral da Contag chegou a hora de diálogo. “ É das mãos de homens e mulheres do campo que chega um bem precioso na mesa dos brasileiros: o alimento “ ,declarou.
Na foto, Acilino Ribeiro – secretário nacional do Movimento Popular Socialista (MPS), do PSB; Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB; Thaís Lucena, dirigente do MPS e secretária geral da Contag. (Crédito Opinião em Pauta)