A comentarista Sandra Coutinho, correspondente da GloboNews em Nova Iorque, não se intimidou diante das provocações de Demétrio Magnoli, que mais uma vez causou um bate-boca na noite desta sexta-feira (1º), no programa Em Pauta.
Coutinho falava sobre a dificuldade da candidata democrata a presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, de conquistar votos de homens negros. “Deveria ser um eleitorado que vota nela pela questão da representatividade”, alegou.
Ela afirmou que muitos norte-americanos não votarão em Kamala “principalmente pelo fato de ela ser mulher”.
Magnoli prontamente levantou o dedo e disparou. “A maioria dos homens negros continua votando nos democratas, na Kamala Harris, não no Trump. Mas a redução da vantagem entre homens negros é explicada pelos homens negros em pesquisas qualitativas por razões econômicas. Eles dizem ‘a economia não está funcionando para mim, então, eu quero mudança’.”
“Foi Barack Obama que sugeriu que o que eles dizem é falso, que eles não votam em Kamala Harris por machismo. Mas isso é especulação, hein. É preciso levar em conta o que as pessoas dizem sobre o seu voto”, afirmou ainda Magnoli.
Lugar de fala
Sandra Coutinho, então, reagiu:
“As pessoas têm vergonha de dizer que são misóginas. Eu acompanhei várias pessoas falando na Geórgia, na Carolina do Norte, que não querem uma mulher na Presidência. Desculpa, mas nesse assunto, eu sei que pauta identitária ninguém mais tem paciência, mas quem tem lugar de fala sou eu. O caminho para as mulheres é mais difícil.”
Demétrio insistiu:
“Não, não, eu também tenho lugar de fala. Não! Eu tenho lugar de fala também porque sou um analista político”, disse.
“Como mulher? Você é mulher?”, reagiu Sandra. “Eu sei, meu amor, acontece que a misoginia é uma coisa real”, disse ela. “Você está me interrompendo, que tá fazendo uma coisa feia que chama mansplaining, deixa eu terminar de falar. O que eu estou querendo te dizer é que, além da questão econômica…”.
Neste momento, ela interrompe sua fala e chama a atenção de Magnoli:
“Eu acho inclusive que é feio você rir debochadamente. Eu não faço isso com você, Demétrio, tenho respeito pela sua opinião. O que eu fiz foi uma brincadeira sobre o lugar de fala. Eu acho que é importante a gente entender que não se trata de mimimi. Muita gente fala na questão econômica, mas também conta o fato dela ser mulher”, encerrou.
Mansplaining
“Mansplaining” é um termo em inglês que descreve quando um homem explica algo a uma mulher de forma condescendente, como se ela não entendesse o assunto, mesmo que ela seja especialista no tema.
O termo é uma junção das palavras em inglês “man” (homem) e “explaining” (explicar).