Ao tomar posse na manhã desta segunda-feira, 2, no Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad destacou o compromisso fiscal e se comprometeu a criar uma nova âncora fiscal que substitua o teto de gastos.
“Não estamos aqui para aventuras. Estamos aqui para assegurar que o país volte a crescer para suprir as necessidades da população em saúde, educação, no âmbito social e, ao mesmo tempo, para garantir equilíbrio e sustentabilidade fiscal”, afirmou Haddad.
O ministro se comprometeu a entregar uma nova âncora fiscal ainda no primeiro semestre deste ano.
A criação do novo arcabouço foi um dos compromissos firmados para a aprovação da PEC da Transição pelo Congresso Nacional.
“Assumo com todos vocês o compromisso de enviar, ainda no primeiro semestre, ao Congresso Nacional, a proposta de uma nova ancora fiscal, que organize as contas públicas, que seja confiável, e, principalmente, respeitada e cumprida”, destacou Haddad.
Segundo o ministro, “é preciso fazer o Brasil voltar a crescer com sustentabilidade e responsabilidade”. Haddad criticou a equipe econômica do governo anterior, e afirmou que herda um rombo de cerca de R$ 300 bilhões “provocado pela insanidade”. De acordo com o novo chefe da Fazenda, muitas ações tomadas “contrariaram o bom senso e a recomendação de técnicos da Economia”. (Foto TV Brasil)