Faltam poucos dias para a capital nacional receber cerca de 100 mil mulheres do Brasil e do Mundo para a 7ª Marcha das Margaridas 2023.
A maior ação politica de mulheres da América Latina com protagonismo das mulheres do campo, da floresta e das águas, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), tendo à frente Thaisa Lucena, de Mato Grosso do Sul, secretaria nacional da Contag , e também secretaria Geral do PSB-MS.
Thaisa Lucena em reflexão sobre a grande marcha, relata a importância da presença das mulheres sul-mato-grossenses neste evento que marca a ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadoras rurais com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar reconhecimento social e politico e conclama a todas as mulheres de todos os segmentos sociais do estado para participar nos dias 15 e 16 de agosto deste ano.
A Marcha das Margaridas surgiu em 2000 como força inspiradora da luta de “Margarida Maria Alves” então presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande/PB, por 12 anos, líder sindical, lutava pela reforma agraria, onde foi brutalmente assassinada na porta de sua casa em 12 de agosto de 1983.
Seu nome se tornou símbolo nacional de força e coragem para mulheres e homens do campo.
Thaisa Lucena vem se destacando no cenário estadual e nacional, na mesma luta e ideais de Margarida Alves.
Mulher de origem camponesa, nascida em Naviraí e criada numa chácara até aos 21 anos de idade. Hoje formada em serviço social pela Uniderp, agricultora familiar, dirigente sindical do Sttr Jaraguari-MS, FETAGRI-MS, secretaria Geral Estadual do partido PSB-MS, Secretária Geral colegiado do Movimento Popular Socialista do PSB nacional, com cadeira efetiva na Secretaria Geral da Contag.
– “Hoje, o brasil e o mundo precisam de mulheres fortes, como aquelas camponesas que acordam todos os dias para suas lutas diárias no campo, para abastecer as cidades e dar o melhor para seus filhos, venho de origem humilde e sei o valor de uma mulher do campo e da cidade, mãe e esposa, tenho comigo o clamor por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade tão pregada por margarida e pelas grandes mulheres do movimento Popular Socialista que hoje conheço em todo o Brasil”, destaca Thaisa Lucena.
Uma caravana estará saindo de Mato grosso do sul rumo a Brasília para participar do evento. (Texto e foto: Mais CG)