Morre filha de brasileira sequestrada pelo Hamas, diz família

A jovem estava em uma comunidade rural próxima à Faixa de Gaza, quando desapareceu após o ataque surpresa do Hamas, no dia 7 de outubro

 

As autoridades israelenses avisaram a família de Celeste Fishbein, de 18 anos, que o corpo dela foi encontrado após o ataque terrorista do Hamas. O namorado da jovem, que estava com ela no momento do ataque, também morreu. A informação foi confirmada pelo tio da jovem, Mario Fishbein, ao g1, nesta terça-feira (17). De acordo com Mario, a família foi informada que Celeste foi “assassinada” e que encontraram o corpo dela.

Celeste vivia no kibutz de Be’eri, espécie de comunidade rural, próxima à Faixa de Gaza, onde trabalhava cuidando de crianças. Ela e o namorado estavam na região no último dia 7, quando houve o ataque surpresa do Hamas, o pior conflito contra o país em 50 anos. Segundo o jornal The Times of Israel, o kibutz foi invadido e atingido severamente. A estrutura do local foi reduzida a escombros, e os moradores, assassinados ou sequestrados.

A adolescente e o namorado estavam desaparecidos desde o ataque. O irmão, Liel Fishbein e outros familiares conseguiram escapar porque se esconderam em um bunker durante o ataque. A jovem trocou mensagens com eles até por volta de 11h20 do sábado (7), depois parou de responder. Nos últimos dias, a família de Celeste buscava informações sobre o paradeiro do casal em hospitais e centros de informação.

“No começo, pensamos que a Celeste pudesse estar dentro de um esconderijo. Muitas pessoas ficaram dentro dos bunkers esperando serem resgatadas. Mas então soubemos que ela estava na lista dos sequestrados. No caso dela, não acharam nenhum DNA, dela ou do namorado, no kibutz”, disse no domingo (15) Rinat Balazs, prima de terceiro grau de Celeste.

Flora Rosenbaum, a mãe de Rinat, chegou a gravar um vídeo pedindo ajuda para que Tchelet fosse localizada. Na filmagem, ela diz que a adolescente foi ferida há 12 anos por um foguete disparado de Gaza —ela ainda tinha estilhaços do projétil no corpo. “Ela já tinha esse trauma anterior, já fazia tratamento. Imagina como não está agora… Eu imploro que alguém interceda por ela. A gente não sabe mais a quem recorrer”, disse Flora na gravação.

As autoridades israelenses não informaram onde ou como o corpo de Tchelet foi recuperado. O Exército de Israel disse nesta segunda (16) que os terroristas do Hamas capturaram 199 reféns durante o mega-ataque do dia 7. Já o porta-voz das Brigadas al-Qassam, braço armado da facção radical, afirmou que há de 200 a 250 vítimas sequestradas na Faixa de Gaza.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress