Faleceu neste sábado (10), aos 87 anos de idade, Dalva Veloso, a ex-primeira dama de Marabá, viúva do ex-prefeito do município, Geraldo Veloso (ambos na foto acima). Dona Dalva, como era carinhosamente conhecida, era fiel aos valores de sua época. Resiliente , primou pela educação dos filhos e apoiou em todas as ocasiões o esposo que foi o medico de quase todas as famílias de Marabá.
A perda de uma figura pública que contribuiu para a comunidade marabaense é sempre um momento triste que deixa uma grande lacuna. Dalva Veloso era paraense de Breves, na Ilha do Marajó, e deixou sua marca na vida das pessoas com quem interagiu, sobretudo a comunidade católica.
Dona Dalva também tinha uma sinergia com a causa do idoso, chegando a ter uma atuação no Projeto Conviver, uma política que dava os primeiros passos na defesa do direito do idoso, lembranças que permanecerão na memória de muitos.
“Eu cheguei a presenciar dona Dalva levando do almoço ao lanche para o esposo, que dividia com amigos”, observou um amigo próximo.
Dalva Veloso, enfrentou em seus últimos anos o peso de quem passa pela vida pública de maneira contida, avessa a represálias. Muitas vezes se refugiou em sua chácara, onde mantinha uma capela, seu lugar de refúgio.
Que sua família e amigos encontrem conforto neste momento difícil e que a memória de Dalva continue a inspirar aqueles que a conheceram.
(Fotos: Reprodução/Arquivo Família Veloso)