Moraes tira sigilo do vídeo e desconstrói narrativa bolsonarista; assista na íntegra

Reunião é um dos momentos investigados pela PF sobre a tentativa de golpe de Estado por parte de aliados de Bolsonaro

 

O Supremo Tribunal Federal divulgou, nesta sexta-feira (9), a íntegra do vídeo em que mostra a reunião do então presidente Jair Bolsonaro e membros da alta cúpula de seu governo, ocorrida em 5 de julho de 2022. O momento está sendo investigado pela Polícia Federal como parte do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado, após as eleições de 2022. O encontro tinha como finalidade cobrar dos ministros conduta ativa para atacar a Justiça Eleitoral, antes mesmo do primeiro turno das eleições.

A decisão de derrubar o sigilo foi tomada depois que começaram a vazar para a imprensa trechos do encontro. Fontes da PF afirmavam pela manhã que eles não correspondiam à íntegra do que estava no inquérito, o que poderia, eventualmente, beneficiar a narrativa bolsonarista. Com a quebra do sigilo, na visão de investigadores, fica claro que Bolsonaro não deu apenas suas opiniões, mas incitou seus ministros a reagirem à uma eventual derrota.

Trechos do vídeo agora estão sendo utilizados pela oposição e pelo governo. Na visão da oposição, Bolsonaro deixa claro que não queria usar a força. Para os governistas, a reunião tramava um golpe de Estado.

A reunião contou com a participação de vários ministros, que chegaram a ser investigados posteriormente, tais como Anderson Torres (Justiça); Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional – GSI); Paulo Sérgio Nogueira (Defesa); Mário Fernandes (chefe-substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República); e Walter Braga Netto (Ministro Chefe da Casa Civil e futuro candidato a vice-presidente da República).

 

Confira a íntegra do vídeo:

 

 

(Foto: Reprodução/Youtube/STF)

Relacionados

plugins premium WordPress