Um abalo sísmico foi percebido por habitantes de várias áreas de Manaus no começo da noite desta quarta-feira (24). Informações coletadas pelo g1 indicam que alguns edifícios foram esvaziados pelos residentes. De acordo com especialistas, o evento é consequência de dois terremotos ocorridos na Venezuela.
Até a mais recente atualização deste artigo, não existem relatos de pessoas feridas ou de danos às edificações.
Gravações enviadas ao g1 e à Rede Amazônica capturam o instante em que itens dentro das residências, como lustres, tremem devido ao tremor. Outras filmagens mostram habitantes abandonando suas moradias. Confira o vídeo acima.
Em um dos clipes, uma residente de um edifício é vista na área externa do condomínio, acompanhada por outros moradores que deixaram seus apartamentos para conferir o que estava acontecendo. Nas filmagens, ela comenta sobre a movimentação na região.
“Veja, pessoal, todo mundo está aqui fora. Estamos conferindo os apartamentos e todos estão do lado de fora“, comentou.
Um residente do Condomínio Singolare, situado na Avenida Mário Ypiranga, na área Centro-Sul de Manaus, informou ao g1 que o abalo foi sentido por volta das 18h, logo após o começo do jogo entre Brasil e Escócia. O homem, que optou por permanecer anônimo, afirmou que pessoas de várias torres do complexo habitacional também notaram a tremulação.
“Resido no Singolare e, aproximadamente dois minutos após o gol da seleção brasileira, notamos que toda a Torre Soler estava vibrando. Ao checar os grupos de moradores de outras torres, percebemos que mais pessoas tinham sentido o tremor. Minha esposa saiu correndo do quarto, preocupada, perguntando o que estava ocorrendo, pois tudo estava tremendo onde ela se encontrava. Imediatamente descemos e avisamos os vizinhos”, relatou.
Belém também registra abalos sísmicos.
Em Belém, residentes de várias áreas relataram a percepção de tremores. Através das plataformas sociais, o prefeito Igor Normando (PSDB) comunicou que a Defesa Civil da cidade, em colaboração com a Defesa Civil do estado, está monitorando a situação.
“Como medida de segurança, vários edifícios nas áreas do Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira foram desocupados para que as equipes técnicas possam realizar uma avaliação. O conselho é permanecer tranquilo e obedecer às orientações das autoridades competentes,” afirmou.
O prefeito afirmou que a administração continua acompanhando a situação e implementando ações para assegurar a segurança dos cidadãos.
No bairro Batista Campos, o docente Luiz Cláudio Fernandes relatou que residentes dos andares superiores de seu edifício notaram o fenômeno de maneira mais acentuada.
“Muitas pessoas perceberam, especialmente as que estavam nos andares superiores, como o 33. Eu estava na academia do prédio e não senti nada, pois fica no andar inferior. No entanto, quem estava lá em cima realmente sentiu. Todos correram para descer. Algumas famílias optaram por ir para a casa de parentes”, disse.
Conforme informado pelo síndico do edifício, após a avaliação realizada por equipes do Corpo de Bombeiros, a área foi autorizada para a volta dos residentes.
“O acesso aos apartamentos está liberado. Após a avaliação, não foi constatado nenhum dano visível. Todos estão autorizados a retornar às suas residências, conforme a orientação do tenente do corpo de bombeiros”, declarou o síndico do edifício.
Abalos também foram percebidos em Santarém, localizada a aproximadamente mil quilômetros da capital. Como medida de segurança, alguns edifícios na cidade foram esvaziados.
Na imagem destacada, moradores deixam prédios após tremor de terra ser sentido em Manaus. (Foto: Reprodução)
Por Opinião em Pauta com informações do G1



