Ministro do Turismo diz que governo quer incentivar popularização do turismo

O governo federal vai lançar, em parceria com o Banco do Brasil (BB), um novo programa de financiamento de viagens e passagens aéreas para incentivar a popularização do turismo no país.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura da 50ª edição da ABAV Expo, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, no Rio.

Segundo o ministro, o programa chamado “Conheça o Brasil: Realiza” vai financiar pacotes de viagem e passagens aéreas em até 60 parcelas mensais e taxas de juros a 1,79% ao mês. De acordo com informações do Ministério do Turismo, correntistas do BB poderão financiar até R$ 20 mil para a compra de pacotes de turismo, com quitação da primeira parcela em 60 dias e débito automático das prestações.

Além disso, o ministro afirmou que o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, em elaboração por sua pasta, será apresentado ao presidente Lula nos próximos dias, com perspectivas para o setor nos próximos cinco anos.

Segundo Sabino, a Organização Mundial do Turismo (OMT), das Nações Unidas (ONU), terá uma representação no Brasil, que ficará no Rio de Janeiro.

 

— A ONU passará a ter um escritório do seu braço de turismo para tratar sobre a política de turismo da Organização das Nações Unidas na América do Sul e no Caribe, e este escritório terá sede no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Estamos trabalhando com o prefeito Eduardo Paes e com o governador do estado para que esse escritório possa ser inaugurado no dia 15 de dezembro — disse.

Sabino mencionou outro programa da pasta, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a campanha “Conheça o Brasil: Voando”, que envolve um pacto com as empresas aéreas para o aumento da malha interna e a promoção de stopover, focado no turista estrangeiro, em dezembro.

O stopover é uma modalidade em que o turista com bilhetes com conexões poderá passar alguns dias no destino intermediário e depois seguir viagem normalmente. Esse intervalo para conhecer a cidade da conexão ficará a cargo de cada companhia aérea. Dessa forma, um estrangeiro a caminho do Rio com conexão em São Paulo poderá passar alguns dias na capital paulista antes de embarcar para a cidade maravilhosa.

Sabino  também falou de uma campanha de divulgação, que terá em ao menos 10% da frota das companhias aéreas plotagens (adesivos) com os atrativos brasileiros e mensagens de incentivo aos turistas, para fomentar destinos nacionais.

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass. (Foto: Ministério Turismo/ Reprodução)

 

 

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