Na última quinta-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que já é viável encontrar produtos alimentícios a preços menores nas redes de supermercados do Brasil. Em uma conversa com rádios durante o programa Bom Dia, Ministro, ele ponderou que ainda é necessário que os valores sejam reduzidos ainda mais.
“Se você visitar o supermercado hoje, notará que os preços estão consideravelmente mais acessíveis do que estavam há um ou dois meses. Este é o momento em que as pessoas podem perceber [a redução nos preços]. No entanto, ainda há bastante a ser feito. Os preços dos produtos deverão continuar a cair. Precisamos implementar todas as ações necessárias para que isso aconteça.”
Teixeira destacou que os custos dos produtos alimentícios no Brasil aumentaram, especialmente durante o período das eleições nos Estados Unidos. “O valor do dólar subiu de R$ 5,70 para R$ 6,30. Todos os itens alimentares que têm sua cotação atrelada ao dólar, devido à sua natureza exportável, também apresentaram elevações”, esclareceu o ministro.
“Os produtos que estão atrelados ao dólar têm apresentado queda em seus preços conforme a moeda americana se desvalorizou. Até mesmo os preços das carnes estão em queda. O que foge da normalidade atualmente é o preço dos ovos. Estamos conduzindo uma análise sobre esses itens que estão destoando, como as carnes, ovos, açúcar, café e laranja.” (Foto: Ag. BR)