Um dia de muita solidariedade e cidadania, com a oferta de importantes serviços gratuitos de saúde para as comunidades do Chacreamento Vale da Serra e entorno.
Essa foi a I Ação Social de Saúde promovida pela mineradora Ligga em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas; que aconteceu na última nessa sexta (19.05).
A ação social teve como parceiros a Associação de Reassentamento Vale da Serra; Associação de Moradores Serra do Cedro e a Secretaria Municipal de Saúde /SEMSA. Foram beneficiados adultos e crianças das comunidades do Chacreamento Vale da Serra, Águia Dourada, Vicinal II, Serra do Cedro, Vicinal IV, Loteamento Ramos e entorno da BR.
O local disponibilizado foi a residência do casal Gessiane da Silva Lima e José da Rocha Lima. Ele é Pres. da Associação Vale da Serra e ela está à frente do grupo “Mulheres Criativas” que agrega 80 mulheres da região. Eles emprestaram a casa e elogiaram a parceria e o respeito da Ligga para com a comunidade:
“Sem a mineradora Ligga a gente não conseguiria realizar tantos atendimentos. Eu moro aqui na zona rural há dez anos e essa foi a primeira vez que aconteceu uma ação assim na comunidade, e todos ficaram muito felizes, pois na zona rural tudo é mais difícil. Recebi várias mensagens elogiando a ação” disse Gessiane.
Agradecimentos
“Somos muito gratos à mineradora Ligga, toda a equipe deles é educada e está muito comprometida com a comunidade, desde o início quando nos procuraram e começou um diálogo para saber o que a gente mais precisava. É uma parceria importante e já queremos mais ações como essa” completou Gessiane.
O Gerente de Operações da Ligga em Parauapebas, o geólogo Jairo Leal fez a abertura e reafirmou a valorização das comunidades do entorno da mineradora pela empresa.
Das 8h às 14h foram realizados mais de 150 atendimentos integrando Triagem, Consultas Médica; Vacinas e Farmácia Básica com distribuição de medicamentos; Testes Rápidos; Exames de colo de útero (Papanicolau); Aplicação de Flúor e distribuição de 100 kits odontológicos.
O menino José Felipe recebeu um dos kits odontológicos e ouviu com atenção as orientações do dentista sobre escovação e cuidados com os dentes. Ele estava acompanhado da mãe, a dona de casa Iolanda, que aproveitou para se vacinar contra a Influenza (gripe) e aferir a pressão arterial.
Leonardo Ferreira de Sousa (25) e Maria Madalena Rodrigues Pereira (24) estão esperando do primeiro filho e são moradores de Palmares 2. O casal aprovou a ação. Enquanto a esposa aferiu a pressão arterial e fez consulta médica, o companheiro aproveitou para tomar a vacina contra a influenza.
Consultas médicas difíceis
A dona de casa Farlone Rodrigues da Silva (26) ressaltou a praticidade de receber os atendimentos sem precisar sair da comunidade:
“É muito difícil ter acesso às consultas médicas, ainda mais eu com dois bebês pequenos. Fiquei muito feliz com essa ação que nos trouxe tantos serviços juntos” disse Farlone.
Essa foi a primeira de várias ações sociais a serem realizadas pela mineradora Ligga na região, dentro de sua política de responsabilidade social. A próxima ação a ser realizada em breve, no mesmo local, vai ofertar serviços de cidadania e regularização de documentação; e terá como parceiras a Secretaria Municipal de Assistência Social /SEMAS e a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão / SEMSI.
Todas as ações são fruto de muito diálogo entre a empresa e as comunidades, seguindo os diagnósticos que identificam os temas mais relevantes demandados pelas comunidades com vulnerabilidade social e econômica.
Sobre a mineradora
Inaugurada em 23 Junho de 22, a Planta Experimental da Ligga – Projeto Ferro Sul é a primeira operação do projeto de mineração da empresa Ligga, 100% brasileira voltada para o minério de ferro; e com etapas de construção e expansão no Estado do Pará acontecendo em diferentes fases até 2033. A Planta Experimental está localizada na zona rural de Parauapebas (PA).
A Ligga será uma das grandes mineradoras de ferro do país, com produção potencial de 75 milhões de toneladas/ano após 2033. E para isso, além da Planta Experimental, conta com três grandes projetos em implantação no Pará: Projeto Ferro Sul (Parauapebas e Curionópolis), Projeto Inajá (Santa Maria das Barreiras – Povoado Casa de Tábuas e Santana do Araguaia) e Projeto Trairão (Bannach).
A empresa nasceu com um novo olhar sobre a indústria, gerando valor para a sociedade. Como ressalta o CEO da Ligga, engenheiro Gerson Luiz Petterle, com expertise de mais de 35 anos atuando na mineração: “A Ligga já nasceu com um posicionamento moderno e conectada com o futuro através de práticas sustentáveis como zelo, respeito e relacionamento com as comunidades; diversidade e segurança dos colaboradores e do entorno; energia com fontes renováveis; busca do carbono zero e gestão ambiental proativa”.
É assim que a Ligga reforça seu papel como um importante indutor de desenvolvimento no Pará e no Brasil. Atuantes no Presente e Conectados ao Futuro, gerando alto valor para a sociedade, essa é a proposta de valor da mineradora Ligga. (Fotos de Natália Brito)