Milei oferece apoio a Musk e sugere levar operação do X para a Argentina

Encontro entre o presidente argentino e o bilionário aconteceu em uma fábrica da Tesla, no Texas, depois de trocas de mensagens pelas redes sociais.

 

O presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniu nesta sexta-feira (12) com o bilionário americano Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e ofertou a ele “colaboração no conflito que a rede X mantém no Brasil”. Os dois se encontraram pela primeira vez em uma fábrica da Tesla, empresa de carros elétricos de Musk, no Texas, nos Estados Unidos. De acordo com informações do O Globo, que ouviu fontes do governo argentino, Milei “ofereceu ajuda no que Musk precisar com seus funcionários no Brasil. Se quiserem ir embora do Brasil e vir para cá (Argentina) serão mais do que bem-vindos”.

A mesma fonte acrescentou que o chefe de Estado da Argentina disse ao magnata sul-africano que as suas empresas teriam “mais liberdade” no vizinho sul-americano. “Para nós seriam mais investimentos e mais tecnologia”, acrescentou a fonte. O encontro entre ambos ocorreu na fábrica da montadora Tesla, no estado do Texas. Na mesma conversa, informou o governo argentino, “Javier Milei e Elon Musk coincidiram na necessidade de liberar mercados e defender as ideias da liberdade”. “O presidente e o empresário falaram no Texas sobre a importância de eliminar travas burocráticas que afastam investimentos”, frisou a Casa Rosada.

No mesmo comunicado, o governo argentino disse que “ambos coincidiram na importância do desenvolvimento tecnológico para o progresso da humanidade e na necessidade de estabelecer regras de jogo claras e estáveis para poder trazer empresas que fomentem o desenvolvimento”. No primeiro encontro entre ambos, o presidente “defendeu o papel dos empreendedores na sociedade. O empresário, por sua vez, se comprometeu com as ideias da liberdade e com os governos pro-mercado que lutem nesse sentido”. Milei e Musk acordaram realizar um grande evento na Argentina “para promover as ideias da liberdade”.

Em meio a ataques a Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Musk vem ameaçando descumprir decisões da Corte. O bilionário alega que haveria excessos em medidas impostas pelo magistrado, que violariam, segundo seu entendimento, a liberdade de expressão. O dono do X chegou a pedir, em uma publicação, a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de “traidor” do povo e da Constituição brasileira. Além disso, Musk ameaçou fechar as operações da sua empresa no Brasil.

No domingo (7), após as ameaças do bilionário, Moraes determinou abertura de uma investigação contra o empresário e uma multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso plataforma desobedeça a qualquer ordem judicial, dentro do inquérito que apura a existência de milícias digitais.

 

(Foto:  Divulgação/Governo da Argentina)

Relacionados

plugins premium WordPress