Maranhão tem quase 4 mil empresas que fabricam e vendem chocolates e doces

São Luís  – O setor de chocolate, que vive seu melhor momento durante a Páscoa, segue em ascensão no Maranhão. Atualmente, há 3.744 negócios registrados no estado como fabricantes de produtos derivados do cacau e de chocolates e como varejistas e atacadistas que comercializam esse alimento e outros doces, indica levantamento do Sebrae. No fim de 2022, eram 3.158, uma diferença de 18,5%. Até o último dia de 2023 totalizavam 3.634 empreendimentos.

A maior parte dessas empresas está sediada na capital São Luís, com 874 até o momento, seguida por Imperatriz, com 359. O ano de 2022 fechou com 719 negócios ativos na capital e 301 em Imperatriz.

De acordo com o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga, os quatro municípios que compõem a ilha de São Luís respondem por aproximadamente 29% das empresas do segmento.

“A Páscoa é um período muito propício para a venda de chocolates e doces diversos. No Sebrae, nós observamos um acréscimo na formalização de empresas e na busca por capacitações e consultorias. Essa busca por empreender, seja por necessidade ou vocação, e por mais qualificação para se diferenciar no mercado pode ser reflexo também, entre outros fatores, do crescimento relativo da economia nesse período pós-pandemia”, avalia.

Esse crescimento acompanha o aumento do consumo de chocolate em todo o país, que passou de 3,6 kg por pessoa em 2022 para 3,9 kg em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).   (Foto: TV Mirante)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress