Manifestantes protestam contra Trump nos EUA e Europa

Protestantes se aglomeraram neste sábado (5) nas grandes cidades dos Estados Unidos e da Europa para se opor às diretrizes do presidente americano Donald Trump.

Os protestos receberam o nome de “Hands Off!” e expressam a insatisfação de uma parte da população em relação à extensa reestruturação das políticas externa e interna dos Estados Unidos, realizada através de ordens executivas do presidente Trump.

De acordo com os responsáveis pela organização, os participantes da manifestação apresentaram três demandas: “cessar a corrupção generalizada no governo Trump; interromper a redução dos investimentos federais em programas como Medicaid, Segurança Social e outros; e acabar com as agressões dirigidas a imigrantes, indivíduos trans e outras comunidades minoritárias.”

Cerca de 600 mil indivíduos se registraram para os eventos em todos os 50 estados dos Estados Unidos. Neste sábado, ocorreram mais de 1.400 manifestações por todo o país.

Grandes agrupamentos de pessoas foram registrados nas cidades de Atlanta, Boston, Washington DC e Filadélfia. Manifestações estão ocorrendo em Nova York, Colorado, New Hampshire, Arizona, Maine e em diversas outras regiões.

Na cidade de Washington DC, centenas de pessoas percorreram o National Mall, a via mais emblemática da capital dos Estados Unidos. A multidão segurava placas com as frases: “Sem Reis nos EUA e “Deporta Musk”.

O time do Departamento de Eficiência Governamental, sob a liderança do magnata Elon Musk, cortou mais de 200 mil postos de trabalho federais desde o começo da administração Trump.

Manifestações na Europa

A mobilização se estendeu para fora dos Estados Unidos, principalmente após os anúncios de tarifas feitos por Trump nesta semana. Neste sábado (5), manifestações aconteceram em diversas cidades europeias.

Na capital francesa, a maior parte dos manifestantes era composta por norte-americanos residentes na França. O coletivo exibia faixas com reprovações direcionadas a Elon Musk e solicitando o término das políticas de imigração restritivas de Trump.

“Existem muitas questões a serem abordadas, mas hoje nosso objetivo é expressar nossa solidariedade a amigos e familiares na América“, afirmou David, co-fundador da organização ativista Indivisible London, durante os protestos na capital do Reino Unido.

Em Frankfurt, na Alemanha, o protesto foi promovido pelos Democrats Abroad, um grupo oficial do Partido Democrata voltado para os americanos que residem fora do país.

“Precisamos expressar nosso apoio a todas as mobilizações que ocorrem em mil cidades ao longo dos Estados Unidos hoje. É fundamental demonstrar que não aceitamos o que está se passando”, afirmou Timothy Kautz, representante e organizador do Democrats Abroad.

Em Berlim, participantes de um protesto em frente a um showroom da Tesla levantaram faixas solicitando que os cidadãos americanos residentes na Alemanha se pronunciassem por um término ao tumulto” em seu país de origem.

Eventos também foram documentados em Lisboa e estão agendados para acontecer em localidades do México e do Canadá. (Foto: Reuters)

 

*Com dados da Reuters

Relacionados

plugins premium WordPress