Mais de 3 mil brasileiros foram retirados da escravidão em 2023

2023 foi o ano com mais resgates de pessoas escravizadas desde 2009. Desde que as operações começaram, em 1995, mais de 60 mil indivíduos foram resgatados

 

No ano de 2023, primeiro ano do governo Lula, o Brasil testemunhou o resgate de 3.151 trabalhadores em condições análogas à escravidão, marcando o maior número desde 2009, quando 3.765 indivíduos foram libertados. Ao longo do ano, foram conduzidas 582 operações de fiscalização, resultando em um recorde de R$ 12,5 milhões em verbas trabalhistas pagas durante os resgates.

A Coordenação-Geral de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Análogo ao de Escravizado e Tráfico de Pessoas (CGTRAE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta quarta-feira (3) esses dados. O Brasil superou a marca de 63,4 mil trabalhadores resgatados desde a instituição dos grupos especiais de fiscalização móvel em 1995. A totalização está em processo de revisão e pode ser revisada para cima.

Dos mais de 3 mil trabalhadores, 300 foram flagrados no cultivo de café, 258 no plantio de cana-de-açúcar, 249 na limpeza e na preparação da terra e 210 no cultivo de uva. Os estados com mais resgatados foram Goiás (735), Minas Gerais (643), São Paulo (387) e Rio Grande do Sul (333).

Os dados do MTE foram divulgados, antecipadamente, na terça-feira (2) pelo colunista Leonardo Sakamoto, do UOL. Sakamoto lembra que o caso de maior repercussão ocorreu em fevereiro, quando uma operação resgatou 208 trabalhadores da escravidão contemporânea em Bento Gonçalves (RS), na serra gaúcha. Recrutados por uma empresa terceirizada, a Fênix, para trabalhar na colheita de uva, eles prestavam serviço para as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton.

Além de viverem num alojamento precário cedido pela Fênix, os trabalhadores recebiam remunerações baixíssimas, não tinham direitos básicos e ainda eram torturados. O resgate em Bento Gonçalves foi o maior já registrado no Sul do País e no cultivo de uva.

(Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress