Rogério Cezar de Cerqueira Leite, considerado um dos maiores cientistas do Brasil, faleceu na madrugada deste domingo (1º), aos 93 anos, em Campinas (SP).
A informação foi confirmada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do qual era presidente de honra. O velório ocorre no Cemitério Flamboyant, em Campinas.
Formado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne), Cerqueira Leite foi fundamental para o avanço da pesquisa científica no Brasil. Trabalhou como pesquisador nos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, e foi professor no ITA, na Universidade de Paris e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se tornou professor emérito.
Como diretor do CNPEM, liderou projetos cruciais, incluindo o Projeto Sírius, o maior complexo de pesquisa científica do país. Em nota, o CNPEM ressaltou sua importância para a consolidação da ciência e tecnologia no Brasil.
“Prof. Cerqueira Leite acreditava que era possível projetar e construir equipamentos científicos competitivos no Brasil, apesar do ceticismo de parte da comunidade acadêmica e das crises econômicas e políticas. Sirius – o novo acelerador de elétrons brasileiro e maior projeto da ciência nacional – de diferentes formas, materializa suas convicções”, diz trecho da nota do CNPEM.
Além de sua atuação acadêmica, Cerqueira Leite escreveu para o jornal Folha de S.Paulo por mais de quatro décadas, abordando temas como educação, política e inovação. Em 2016, ganhou notoriedade em artigos nos quais classificava Sergio Moro como um “juiz messiânico” e chegou a prever a derrocada do ex-magistrado, hoje senador.
Reconhecido internacionalmente, Cerqueira Leite recebeu prêmios como a Comenda da Ordem Nacional do Mérito da França e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico no Brasil. Publicou mais de 80 trabalhos científicos, sendo amplamente citado na literatura internacional.
Cerqueira Leite deixa três filhos.
Mensagem de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota de pesar em que afirma que Cerqueira Leita foi um “dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”.
“Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”, escreve Lula.
Confira a íntegra da nota:
“Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil. Engenheiro e físico, contribuiu ensinando, pesquisando e criando departamentos e centros de pesquisa em diversas universidades brasileiras, em especial na Unicamp.
Foi fundamental para a criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, o CNPEM. Teve forte atuação também na formatação e defesa das políticas para ciência e na defesa da democracia, de um estado forte e a favor da justiça social em nosso país.
Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas, que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”. (Foto: Cesar Itiberê/PR)