Lula voltará a trabalhar do Palácio do Planalto: “Pronto para o combate”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o final de seu discurso na cerimônia de comemoração dos 20 anos do Bolsa Família para salientar que está recuperado da cirurgia no quadril e que voltará a trabalhar do Palácio do Planalto esta semana. Ele participou da solenidade por videoconferência, de dentro do Palácio da Alvorada.

Lula operou o lado direito do quadril para corrigir uma artrose em 29 de setembro – no mesmo dia, também retirou o excesso de pele das pálpebras. Nos últimos meses antes da cirurgia, ele vinha se queixando de dores com mais frequência. No dia primeiro deste mês teve alta e foi para o Palácio da Alvorada para continuar sua recuperação. Ele tem despachado do Alvorada, sem ir ao Planalto.

O presidente da República falou ao lado da primeira dama, Janja. Ao fim do pronunciamento, se levantou para mostrar recuperação da cirurgia – o enquadramento da câmera era aberto o suficiente para mostrá-lo de pé.

Lula brincou que o técnico do Corinthians, Mano Menezes, já o chamou para jogar futebol, e o que o técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, pensava em fazer o mesmo.

“Para vocês perceberem que semana que vem eu já vou voltar ao Palácio do Planalto. Já estou levantando sozinho, ficando em pé. O Mano Menezes já me chamou para voltar a jogar no Corinthians, o Diniz está pensando em me chamar para a seleção, estou pronto para o combate outra vez. Na semana que vem, Wellington [Dias, ministro do Desenvolvimento Social], nos encontraremos no Palácio do Planalto”, declarou o presidente da República.

A previsão dos médicos era que a recuperação de Lula levasse de três a quatro semanas, com sessões diárias de fisioterapia para que os movimentos do quadril fossem retomados.

Desde o dia 9 de outubro, entretanto, ele já cumpre agendas na residência oficial, recebendo ministros pessoalmente e conduzindo reuniões por videoconferência. Nesse período, ele também conversou com diversos chefes de Estado, em articulações sobre o conflito no Oriente Médio.

O presidente também não deve viajar até seis semanas após a cirurgia. O próximo compromisso internacional é a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro.  (Foto: Reprodução de TV)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress