Por Henrique Acker – O Presidente Lula segue nesta segunda-feira pela manhã para a cidade do Porto, ao Norte de Portugal, onde participa da abertura do Fórum Empresarial Brasil-Portugal. Na pauta a possibilidade de uma série de negócios em diversas áreas, entre companhias dos dois países.
Lula retorna a Lisboa a bordo da aeronave KC390, produzida pela Embraer, que deve entregar alguns aviões deste modelo à Força Aérea portuguesa. Lula também visita as instalações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.
À tarde, o Presidente participa da entrega do Prêmio Camões 2019 de literatura ao compositor e escritor Chico Buarque, no Palácio de Queluz, em Sintra.
Chico Buarque foi anunciado vencedor do prêmio em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma.
Instituído em 1988, o Prêmio Camões de Literatura tem o objetivo de reconhecer um autor de língua portuguesa que tenha “contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural” do idioma por meio do conjunto de sua obra.
Programação do dia
Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21).
No sábado (22), se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo, e depois com o primeiro-ministro, António Costa.
Nesta segunda, vai rever Costa, que também participa do fórum empresarial.
O evento ocorrerá na cidade de Matosinhos, na região metropolitana do Porto.
São esperados cerca de 200 empresários, metade para cada país.
No sábado, em discurso ao lado de Rebelo, Lula enfatizou que pretende estreitar a relação entre os setores empresariais de Brasil e Portugal.
“Podemos ser mais ousados. Permitir que nossos empresários e ministros conversem mais. Discutam mais em busca de perspectivas de futuro no financiamento de nossas indústrias e produtos”, afirmou o presidente na ocasião. (Foto Reprodução/Agência Senado)
Com informação de Henrique Acker, correspondente na Europa do Opinião em Pauta