Lula se reúne com empresários chineses em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com uma programação cheia de reuniões com empresários nesta segunda-feira (12), em Pequim, onde realizará uma visita oficial nos dias seguintes.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, Lula terá encontros com os diretores executivos de duas importantes empresas da China. O primeiro encontro será com Lei Zhang, da Envision Energy, especializada na produção de turbinas para energia eólica. Logo após, Lula se reunirá com Cheng Fubo, da Norinco, uma empresa industrial que opera em diversas áreas, como defesa, automobilismo, fabricação de máquinas, produtos químicos e eletrônicos.

Os encontros acontecerão durante a manhã, no hotel onde Lula está acomodado, na noite de domingo no horário oficial de Brasília.

Na tarde de segunda-feira, enquanto ainda é madrugada no Brasil, Lula continua sua agenda de compromissos empresariais ao se encontrar com representantes de empresas do setor de saúde, culminando na assinatura de acordos. Ao final do dia, o presidente do Brasil participa do fechamento do seminário Brasil-China, que conta com a presença de empresários dos dois países.

Países da América Latina

Na terça-feira (13), a visita oficial prosseguirá com a presença do presidente brasileiro na cúpula de líderes de nações da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) junto ao governo da China. A Celac é a única entidade que agrupa quase todos os países da América Latina.

Na mesma data, durante sua visita de Estado, Lula encontrará as mais importantes autoridades chinesas, incluindo o presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji, e o primeiro-ministro Li Qiang. Por fim, haverá uma reunião mais abrangente com o presidente da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo. Estima-se que pelo menos 16 tratados entre as duas nações sejam formalizados nesse evento.

Lula, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e uma equipe de ministros, desembarcou na China na noite de sábado (10), após uma viagem à Rússia. Durante essa visita, o presidente brasileiro se reuniu com o líder Vladimir Putin e participou das comemorações dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

A expectativa é de que o presidente retorne ao Brasil na quarta-feira, dia 14. (Foto: Ricardo Stucker)

Relacionados

plugins premium WordPress