Lula recebe alta antes do previsto e segue em fisioterapia no Palácio do Alvorada

Presidente teve recuperação mais rápida do que o esperado e continuará o pós-operatório em sua residência oficial, no Palácio do Alvorada, de onde deve despachar nas próximas semanas

 

O presidente Luiz Inácio lula da Silva recebeu alta do hospital Sírio-Libanês na tarde deste domingo (1), em Brasília. Na última sexta-feira (29), ele foi submetido a uma cirurgia de artroplastia total de quadril, do lado direito, e também a uma blefaroplastia, um procedimento nas pálpebras. Ele teve alta médica antes do período previsto, anteriormente entre segunda e terça-feira (3). Lula deixou o hospital pelos fundos e não falou com a imprensa.

Ele já seguiu diretamente para o Palácio do Alvorada, de onde deve despachar pelas próximas semanas. Durante os três dias em que ficou internado, entre sexta e domingo, o presidente não recebeu visitas por orientação médica. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou o presidente. Ainda pela manhã, o boletim divulgado pelo Sírio informou que Lula caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica, e a previsão de alta havia sido antecipada para este domingo.

Em uma rede social, Lula disse que vai trabalhar ainda mais pelo Brasil. “Recebi alta e já estou no Palácio da Alvorada, de onde irei trabalhar nas próximas semanas. Obrigado pelas orações e todas as mensagens de carinho. Estou me recuperando para trabalhar ainda mais pelo Brasil e correr uma maratona.”

Em nota, sua equipe médica informou que Lula “encontra-se de alta hospitalar e seguirá em reabilitação ambulatorial aos cuidados das equipes médicas do médico Roberto Kalil, da médica Ana Helena Germoglio e do médico Giancarlo Polesello.

Confira a integra do Boletim de alta médica:

“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva, submetido em 29/9 a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia, após boa evolução clínica, encontra-se de alta hospitalar e seguirá em reabilitação ambulatorial aos cuidados das equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polesello.”

A cirurgia

Chamada de artroplastia do quadril, a operação ortopédica durou pouco mais de uma hora, das 12h às 13h13m de sexta-feira. O presidente passou por uma artroplastia total de quadril e colocou uma prótese híbrida, que tem parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Sete médicos acompanharam a cirurgia. Na noite de sexta o petista já havia firmado os pés no chão.

Lula também passou por um procedimento para a correção da pálpebra. A intervenção para a remoção do excesso de pele ocorreu das 15h às 16h16m e foi realizada pela médica Eliana Forno. Esse procedimento não exige cuidados pós-operatórios complexos, segundo os médicos.

A previsão é que Lula passe pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. O presidente deve deixar o hospital podendo andar. O Palácio do Planalto prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens do presidente. O presidente foi submetido a cirurgia pois sofria com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por uma artrose. Lula reclamava de dor desde agosto do ano passado pois sofreu um desgaste natural da idade na cartilagem que fica entre o fêmur e a bacia. Cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos têm o problema. Em julho deste ano, Lula falou publicamente de suas dores durante uma live e afirmou que que tem ficado “irritado”, “nervoso” e de “mau humor”. (Foto: © Getty)

Relacionados

plugins premium WordPress