Presidente brasileiro prestou condolências a familiares das vítimas. Ebrahim Raisi, e o chanceler iraniano, Hossein Amir Abdollahian, foram vítimas de um acidente de helicóptero, no domingo (19)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (20) no X, antigo Twitter, uma mensagem de pesar pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do chanceler do país, Houssein Amir Abdollahian. Eles estão entre as nove vítimas da queda de um helicóptero ao norte do país, nesse domingo (19).
Em nota, o Palácio do Itamaraty afirmou que recebeu com “profunda consternação” a notícia da morte das autoridades iranianas. E que estende aos familiares das vítimas e ao povo iraniano os “mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”.
“Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas , ao governo e ao povo iraniano”, publicou.
Além do presidente, o Ministério das Relações Exteriores também se manifestou em nota sobre o caso. “O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, diz o trecho principal da nota divulgada.
Raisi, um aiatolá de 63 anos, era considerado um ultraconservador e adversário ferrenho de Israel. Ele se apresentava como um defensor das classes menos favorecidas e da luta contra a corrupção. Foi eleito em primeiro turno em 18 de junho de 2021, numa votação marcada por uma abstenção recorde e sem um rival de peso. Ele sucedeu o moderado Hassan Rouhani, que o havia derrotado nas eleições presidenciais de 2017 e que, após dois mandatos consecutivos, não pôde concorrer novamente.
Lula se reuniu com o presidente Raisi em agosto do ano passado, em Joanesburgo, quando o Irã recebeu o convite oficial para integrar o Brics. O Irã é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com importações que chegam a quase US$ 4,3 bilhões.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)