Lula inaugura obra em SC e critica ausência de governador bolsonarista: ‘Tem gente que pensa pequeno’

Presidente esteve pela primeira vez em Santa Catarina para inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, considerada uma das maiores obras de infraestrutura viária já entregues pelo governo federal, com investimento de R$ 3,9 bilhões

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a ausência do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) na cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis nesta sexta-feira (9). Ao discursar, Lula afirmou que Mello perdeu a oportunidade do evento que marca a entrega da obra mais importante do seu estado.

“Quero cumprimentar e agradecer a presença da vice-governadora de Santa Catarina (Marilisa Boehm). Todos estados que viajo faço questão de convidar governador, prefeito e deputados. E as pessoas vem. Não é todo dia que se inaugura uma obra dessa qualidade. Esse governador que está aqui eu não o conheço, portanto, não posso falar mal dele, ele perdeu a oportunidade de participar da inauguração da obra mais importante do estado de Santa Catarina, eu não consigo entender”, disse.

Lula afirmou ainda que “lamentavelmente” havia pessoas que pensavam pequeno. “Se viesse aqui seria tratado com respeito, ia fazer o discurso que ele quisesse fazer, ninguém ia controlar o que ele fosse falar. Lamentavelmente tem gente que pensa pequeno e que age pequeno e não enxerga a necessidade do povo brasileiro”, completou Lula.

Com investimento de R$ 3,9 bilhões, a construção é considerada uma das maiores obras rodoviárias da história recente do país. Possui 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, o que possibilitará o desvio do trafego pesado da BR-101 na região metropolitana de Florianópolis. A previsão é de que o Contorno Viário tenha circulação de 18 mil caminhões por dia.

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula alfinetou o antecessor ao afirmar que seu governo fez 40% desde o início do seu mandato. “Em apenas 18 meses a gente fez quase metade dessa obra em uma demonstração que eu gosto de trabalhar e não gosto de jet ski, eu gosto de trabalhar e não gosto de motociata.”

Esta foi a primeira vez que Lula foi a Santa Catarina em seu terceiro mandato. Lula estava ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Cota, ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale e do presidente do Sebrae, Décio Lima.

O presidente vem reclamando com frequência da ausência de opositores em suas agendas, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A Presidência sempre convida o governador do estado que Lula visita, mas aliados de Bolsonaro passaram a evitar a presença nos palanques após críticas que receberam de suas bases. Na semana passada, em Mato Grosso, Lula discursou ao lado do governador Mauro Mendes (União) e o defendeu de vaias da plateia.

 

Governador de Santa Catarina rebate

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, viajou para o Espírito Santo, onde participa hoje de reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Consud). Em vídeo divulgado nesta sexta-feira nas suas redes sociais, Mello justificou sua ausência e criticou a decisão de Lula de inaugurar o contorno viário, atrasado há 12 anos.

“Eu gostaria muito que o governo federal viesse aqui inaugurar obras federais. Essa lenga-lenga da [BR] 470 e tantas outras obras federais, isso sim precisa ter aporte de recursos do governo federal. Agora, inaugurar uma obra que o governo não colocou um centavo. Para mim, não tem sentido”, afirmou Mello.

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Relacionados

plugins premium WordPress