Lula embarca para Rússia onde participará da cúpula do Brics

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parte neste domingo (20) para a Rússia, onde participará da 16ª Cúpula do Brics, realizada em Kazan de 22 a 24 de outubro.

Lula viajará acompanhado de ministros e deve ser recebido, no dia 22, em um jantar oferecido aos chefes de estado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Durante a cúpula, Lula pretende buscar o apoio da Rússia e da China para a reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seu discurso, ele reforçará a necessidade de uma reforma na ONU em 2025, quando a Carta das Nações Unidas completará 80 anos. O presidente defende que a organização seja adaptada para refletir as transformações globais contemporâneas.

Para o chefe do Executivo brasileiro, a reforma do Conselho de Segurança da ONU deve incluir a ampliação do número de membros com poder de veto. Atualmente, apenas cinco países possuem essa prerrogativa: França, Reino Unido, Estados Unidos, Rússia e China.

O apoio da Rússia e da China é considerado essencial para que o Brasil tenha chances de se tornar um membro permanente do Conselho. No entanto, até o momento, ambos os países têm resistido a essa mudança.

Em contrapartida, França e Estados Unidos já demonstraram simpatia pela inclusão do Brasil como membro definitivo.

Alemanha e Japão também reivindicam há anos a entrada no grupo. África do Sul e a Índia são outros que se juntaram ao pleito.  (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Relacionados

plugins premium WordPress