O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não imaginava que algo como os ataques de 8 de janeiro pudesse acontecer no Brasil e responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos atos extremistas.
“Eu não imaginava que a ignorância tivesse chegado a tal ponto, sabe, de um presidente sem controle emocional, desmoralizado pela quantidade de mentiras contadas durante toda a campanha, tivesse inventado uma coisa daquela”, disse o petista. “E o que é vergonhoso é que inventou e fugiu. Não teve coragem de participar”, afirmou.
“Eu perdi três eleições seguidas. Ou seja, quando a gente perdia, a gente voltava para casa e ia chorar as mágoas”, prosseguiu Lula.
O presidente lembrou que, em 8 de janeiro de 2023, estava em Araraquara, no interior de São Paulo, para ver “a destruição de um córrego por causa de uma tempestade que tinha acontecido”. Ele ficou sabendo dos atos extremistas pela televisão. Na ocasião, Bolsonaro estava nos Estados Unidos.
As declarações de Lula foram das em uma entrevista à CNN. Nesta segunda-feira (8), a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, completa um ano. (Foto: Agência Brasil)