Aeronave teve problema técnico e depois adotou o procedimento de “voar em círculos” por quase 5 horas para que o avião pudesse queimar combustível e diminuir o peso para possibilitar a aterrissagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília na manhã desta quarta-feira (2), por volta das 10h, após o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em que ele estava passar por um problema técnico e ficar por quase cinco horas “voando em círculos” no México.
“O avião trazendo o presidente Lula, e a comitiva que o acompanhava, de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília às 10h12. O vôo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência da República, em nota.
A aeronave saiu às 14h19 (horário local) do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, da Cidade do México, e teve problema técnico logo após a decolagem. O procedimento de “voar em círculos” foi adotado para que o avião pudesse queimar combustível e diminuir o peso para possibilitar a aterrissagem.
Na terça-feira (1), a FAB informou que a aeronave presidencial VC-1 realizou o pouso em segurança no Aeroporto da Cidade do México, às 22h16 (horário de Brasilia). Após o desembarque, Lula pegou outro avião presidencial para retornar para Brasília.
Lula esteve no México para prestigiar a posse da nova presidente Claudia Sheinbaum, primeira mulher a chefiar o país.
(Foto: Alfredo Estrella/AFP)