Objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar. Presidente disse ainda que agradeceu o apoio do país para a operação de retirada de brasileiros da região de guerra e ressaltou que “condena ataques terroristas”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (12), que conversou, por telefone, com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O brasileiro afirmou que pediu um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito. O objetivo é permitir que as pessoas saiam de Gaza e que mantimentos e remédios possam entrar. O petista também afirmou que agradeceu o apoio para a retirada dos brasileiros da região de guerra.
“Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas”, afirmou Lula.
Lula disse ainda que reiterou o pedido para que não falte água, luz e remédios em hospitais do país. “Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra”, escreveu.
O presidente ressaltou que o Brasil está aberto ao diálogo para pacificar a região de Gaza — que tem sido alvo de bombardeios israelenses desde o fim de semana, após ataques do grupo terrorista Hamas ao território de Israel. “Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, disse o chefe do Executivo.
A assessoria do Planalto divulgou uma foto de Lula durante a conversa com Herzog. Essa é a primeira imagem do presidente depois da cirurgia para implantar uma prótese no quadril direito realizada no dia 29 de setembro. Na ocasião, o presidente também se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento para remover o excesso de pele nas pálpebras. Na foto desta quinta-feira, Lula está de óculos.
Desde que teve alta do hospital, no dia 1º de outubro, Lula está recolhido no Palácio da Alvorada. Ele tem participado de vídeo conferências com ministros e outros auxiliares. Os encontros presenciais, porém, ainda estão proibidos pela equipe médica.
O governo brasileiro enviou nesta quinta-feira o avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Egito à espera de uma autorização para resgatar brasileiros e parentes que estão presos na Faixa de Gaza. A aeronave deve chegar a Roma, na Itália, na manhã desta sexta-feira, onde vai aguardar um posicionamento do governo egípcio para pouso.
O conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, iniciado no sábado (7), já fez mais de 2,7 mil mortos. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 1,4 mil pessoas morreram no local e nas demais regiões da cidade. Sendo que 248 são mulheres e 447 crianças — metade das vítimas. Por outro lado, as autoridades israelenses informaram que 1,3 mil morreram em decorrência do ataque do Hamas. O país não divulgou o perfil das vítimas — como gênero e idade —, mas confirmou que há mulheres e menores de 18 anos entre os mortos.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)