Lula comemora redução da fome no Brasil: ‘compromisso mais urgente do meu governo’

Em lançamento da Aliança Global contra a Fome, no Rio de Janeiro, o presidente disse ao diretor-geral da FAO para “se preparar” para fazer o anúncio até 2026

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou uma redução em 85% da insegurança alimentar no Brasil no biênio entre 2022 e 2023, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre segurança alimentar divulgado nesta quarta-feira (24). De acordo com o estudo, 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no país.

“Hoje, estou no Rio de Janeiro para o pré-lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, durante nossa presidência do G20. Voltamos para reduzir a fome no Brasil e queremos trabalhar junto com outros países para erradicá-la em todo o mundo. É possível construirmos um mundo mais justo e menos desigual”, publicou Lula no X, antigo Twitter.

Relatório que apontou o avanço brasileiro é feito a partir de um estudo de cinco agências especializadas da ONU, o Estado da Insegurança Alimentar Mundial (SOFI 2024). Segundo os dados do relatório, a insegurança alimentar grave ou moderada era a realidade de 70,3 milhões de brasileiros entre 2020 e 2022. O número de pessoas nessa condição caiu para 39,7 milhões entre 2021 e 2023.

Definido como prioridade central do mandato do presidente Lula, a melhora do indicador é motivo de comemoração no Planalto. Entre as medidas indicadas como propulsoras dessa mudança, o governo aponta a valorização do salário-mínimo, os investimentos em programas de segurança alimentar, incentivos à agricultura familiar e a valorização do Bolsa Família.

Durante o evento, Lula disse ao diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em português), QU Dongyu, para “se preparar” para anunciar que o Brasil sairá oficialmente do Mapa da Fome ainda em seu mandato. Se decidir não concorrer à reeleição, Lula será chefe do Executivo até 2026.

“Meu amigo diretor-geral da FAO, pode ir se preparando para anunciar em breve que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome”, declarou em lançamento da Aliança Global contra a Fome e foi aplaudido.

O encontro aconteceu às margens de reunião dos ministros das Finanças e dos chefes dos bancos centrais do G20 na cidade, esta semana. Para o presidente, o compromisso mais urgente de seu governo é acabar com a fome no Brasil, como foi feito em 2014. O combate à insegurança alimentar é uma de suas principais bandeiras à frente da Presidência do G20.

“Este é o compromisso mais urgente do meu governo: acabar com a fome no Brasil, como fizemos em 2014″, disse Lula”, afirmou. “A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza nasce dessa vontade política e desse espírito de solidariedade. Ela será um dos principais resultados da presidência brasileira do G20. Seu objetivo é proporcionar renovado impulso às iniciativas existentes, alinhando esforços nos planos doméstico e internacional”, complementou.

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress