Lula chega ao Egito e terá encontro com Kerry antes de agenda na COP-27

A presença brasileira na COP27 ganha peso nesta terça-feira (15/11), com a chegada do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Egito. O líder petista é o nome internacional mais aguardado nesta segunda semana da Conferência do Clima da ONU, que acaba na sexta-feira (18/11).

Lula desembarcou na noite desta segunda-feira (14/11) na cidade egípcia que sedia a COP27, mas a sua programação oficial no evento começa apenas na quarta-feira. Hoje, o presidente eleito descansa da viagem de cerca de 12 horas em uma residência oferecida pelo governo egípcio. À tarde, ele terá um primeiro encontro de alto nível, com o enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry.

Nestes três dias de presença no Egito, Lula deve se reunir com representantes de pelo menos uma dezena de países, como China e Alemanha, além do secretário-geral da ONU, António Guterres. Nesta reta final da conferência, o discurso dele na plenária da ONU é o que gera mais expectativas, já que a maioria dos chefes de Estado de Governo dos 197 países participantes esteve presente na primeira semana do evento, iniciado no dia 8 de novembro. O presidente francês, Emmanuel Macron, falou na abertura da conferência e o americano, Joe Biden, compareceu na sexta-feira (11/11).

O presidente Jair Bolsonaro não comparecerá ao evento, ao qual nunca foi durante os seus quatro anos de mandato. Lula recebeu convite do presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, logo após o resultado do segundo turno das eleições no Brasil, mas ele não representará oficialmente o país, já que só toma posse em 1º de janeiro de 2023.

Relacionados

plugins premium WordPress