Em suas redes sociais, o presidente destacou que o cantor é “um dos maiores artistas desse país”. Os dois são amigos desde os tempos das greves do ABC. Chico está em Paris, onde comemora seu aniversário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez questão de parabenizar o cantor, escritor, compositor e dramaturgo Chico Buarque pela passagem dos seus 80 anos, comemorados nesta quarta-feira (19). Lula afirmou em sua conta do X, antigo Twitter, que “o grande Chico Buarque completa 80 anos de vida hoje. Chico é um dos maiores artistas desse país e nos honra não só com sua arte na música e literatura como também pelo seu amor e defesa do Brasil”, destacou Lula. “Desejo felicidades e muita saúde ao meu caro amigo”, encerrou.
Lula e Chico Buarque são amigos desde os tempos das greves do ABC, no final da década de 70. Chico apoiou Lula em várias campanhas, inclusive na última, em 2022. O cantor visitou o presidente mais de uma vez durante a sua prisão, na Superintendência Geral da Polícia Federal, em Curitiba, entre os anos de 2018 e 2019.
Campanha eleitoral
Chico Buarque tem 58 anos de carreira, 537 canções escritas, 1.302 gravações, 50 discos, quatro peças teatrais, uma novela, um livro de contos e seis romances. Ele apoiou Lula durante a campanha de 2022 e é crítico ferrenho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Recentemente, também endossou a posição do presidente contra as ações de Israel na Faixa de Gaza, que chamou de genocídio.
Chico comemora seus 80 anos em Paris com sua esposa, a advogada e jurista Carol Proner, e duas de suas três filhas – uma esteve na França, mas já retornou ao Brasil. Ontem (18), na véspera de seu aniversário, o cantor participou de uma manifestação contra a extrema-direita na capital francesa.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)