Lula anuncia o início do alistamento militar feminino voluntário

Presidente fará o anúncio nesta quarta-feira (28) durante cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa

 

As Forças Armadas vão permitir —pela primeira vez na história— que mulheres participem do alistamento militar para ingresso na carreira de soldado. O anúncio será feito nesta quarta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Ministério da Defesa. O evento está previsto para às 11h.

Segundo a pasta, na solenidade, também serão agraciadas com a Ordem do Mérito da Defesa 246 personalidades civis e militares e três instituições militares, em cerimônia realizada no Clube do Exército. A data oficial de criação do MD é 10 de junho.

A decisão do alistamento militar feminino voluntário foi tomada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em conversa com os comandantes militares. A previsão é que as mulheres entrem nas fileiras das Forças em 2026. “Nesse assunto, o Brasil deve muito. E não é para fazer serviço de enfermagem e escritório, é para a mulher entrar na infantaria. Queremos mulheres armadas até os dentes”, disse Múcio.

Atualmente as mulheres já são autorizadas a entrar nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas que preparam oficiais. A participação feminina, porém, é limitada —só a Marinha libera atuação delas em áreas mais combatentes, a de fuzileiros navais.

O alistamento feminino será voluntário e, pelos planos da Defesa, deve ser permitido às mulheres que completarem 18 anos em 2025. O modelo é semelhante ao serviço militar masculino, mas no caso delas sem a obrigatoriedade de se apresentarem às Forças.

(Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Relacionados

plugins premium WordPress