Por Henrique Acker (Direto de Lisboa) – O Presidente Lula antecipou a viagem e já se encontra em Portugal. Lula descansa nesta sexta-feira e se prepara para uma extensa agenda de atividades de sua primeira viagem oficial à Europa.
Lula vai encontrar-se com o primeiro-ministro António Costa e com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Um dos pontos mais aguardados da visita é a entrega do Prêmio Camões de Literatura de 2019, ao compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, no dia 24, em Sintra. Lula pode enfrentar alguns constrangimentos, como a anunciada entrega de um documento de parte da comunidade ucraniana em Portugal.
Para evitar polêmicas, o Presidente brasileiro não participará da cerimônia oficial de comemoração da Revolução de 25 de Abril, na Assembleia da República. O convite, que fora feito pelo Ministro José Gomes Cravinho, foi duramente criticado por partidos de direita e extrema-direita.
Assim mesmo, esses partidos prometem realizar protestos em frente ao parlamento, que promove uma sessão de Boas Vindas ao chefe de Estado brasileiro, no mesmo dia pela manhã.
O Núcleo do PT de Lisboa também está convocando a comunidade brasileira a se concentrar em frente à Assembleia da República, para manifestar apoio a Lula.
Ainda no 25 de abril Lula embarca para Madri, onde terá encontros com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, o Rei Filipe VI de Espanha e um fórum empresarial.
Na foto, Lula desembarca em Lisboa, acompanhado da esposa Janja. (Foto Mariana Zoccoli/EBC)
Por Henrique Acker – correspondente internacional