Lira dispara contra o governo e chama Padilha de ‘incompetente’ e ‘desafeto pessoal’

O presidente da Câmara se irritou com avaliações sobre seu “enfraquecimento” após a decisão da Casa sobre Chiquinho Brazão

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de “incompetente” e se referiu ao petista como um “desafeto pessoal” nesta quinta-feira (11). Lira subiu o tom após ser questionado, durante evento no Paraná, sobre a articulação de Padilha para que a Câmara mantivesse a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) – o que acabou ocorrendo, na quarta-feira (10). Perguntado se o caso demonstrou enfraquecimento da liderança dele, Lira disparou.

“Foi do governo e, basicamente, do ministro Padilha (que teriam partido relatos de que ele estaria insatisfeito com a articulação), que é um desafeto, além de pessoal, incompetente”, afirmou.

Lira negou as suposições e afirmou que os parlamentares tiveram liberdade para votar conforme as suas vontades. O presidente da Câmara também argumentou que o resultado não representa um enfraquecimento de sua posição no comando da Câmara. “Essa notícia foi vazada do governo e, basicamente, do ministro Padilha, que é um desafeto, além de pessoal, um incompetente. Não existe partidarização. Eu deixei bem claro que ontem a votação foi de cunho individual, cada deputado responsável pelo voto que deu. Não tem nada a ver”, disse.

Lira se disse alvo de “notícias plantadas” por membros do governo e definiu as acusações como “lamentáveis”. “É lamentável que integrantes do governo interessados na estabilidade da relação harmônica entre os poderes fiquem plantando essas mentiras, notícias falsas, que incomodam o Parlamento. E, depois, quando o Parlamento reage acham ruim”, completou.

Após ser questionado a respeito das declarações de Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), saiu em defesa de Padilha. “Nós temos que evitar esses problemas. O Brasil já tem muitos problemas. Ninguém é perfeito, mas ninguém é tão mau assim. Eu me esforço muito para manter uma boa relação com o governo. Considero (Padilha) também competente. Da parte do Senado Federal, vamos buscar ter o melhor relacionamento possível”, ponderou.

Após as críticas de Lira virem à tona, Padilha publicou um post no X (antigo Twitter) com um vídeo em que Lula faz uma série de elogios a ele. O evento em questão aconteceu na quarta-feira. “Ter ouvido isso ontem, publicamente, do maior líder político da história do Brasil é sempre uma honra para toda a equipe do Ministério das Relações Institucionais. Agradecemos e estendemos esse reconhecimento de competência ao conjunto dos ministros e aos líderes, vice-líderes e ao conjunto do Congresso, sem os quais não teríamos alcançado os resultados elogiados pelo presidente Lula, com a aprovação da agenda legislativa prioritária para o governo e para o Brasil”, publicou Padilha.

(Foto: Agência Câmara)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress