Rio de Janeiro – A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a Linha Vermelha vai ganhar uma faixa exclusiva para quem vai para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.
A pista será só no sentido Baixada Fluminense, e a previsão é que ela comece a funcionar no fim de janeiro, quando as obras do asfalto forem finalizadas, e toda a sinalização for instalada. A pista exclusiva ganhará pinturas no chão com o símbolo de aeroporto (veja abaixo).
Segundo a CET-Rio, o corredor é apenas em um sentido porque há um problema crônico de trânsito causado pela bifurcação, na altura da Ilha do Fundão, que separa as pistas que vão para a Ilha do Governador – onde fica o aeroporto – das que seguem para a Baixada.
No total, a faixa terá 2,2 quilômetros. A faixa funcionará no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz – que dá acesso à Linha Amarela – e a saída para a Ilha do Governador. Das quatro pistas da Linha Vermelha, uma será exclusiva.
Ou seja, quem vai para a Ilha terá que entrar na faixa exclusiva na altura do Complexo da Maré e não poderá mais voltar para acessar a Baixada.
Multa de R$ 195 a infratores
A fiscalização será eletrônica, e os infratores receberão multa grave – R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira de habiltação.
A medida tem como objetivo ordenar a o tráfego na via expressa em função do aumento do número de voos previstos para o aeroporto.
De acordo com estudos realizados pela prefeitura, espera-se um aumento na quantidade de veículos em direção à região em comparação com a quantidade do mesmo período do ano passado.
Mais movimento
Depois de uma série de medidas para equilibrar a oferta de voos entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, o Galeão teve um aumento de 85% no movimento de passageiros entre o Natal e réveillon do ano passado em comparação com 2022.
No período, 530 mil passageiros passaram pelo local. (Fotos: TV Globo/Reprodução)