Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 3 mandados contra vândalos do 8/1

Corporação também realiza dez mandados de busca e apreensão contra envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), mais uma fase da Operação Lesa Pátria que investiga envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Dessa vez, os agentes, que estão nas ruas, miram em suspeitos que executaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas do 8 de janeiro. Estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os fatos investigados são enquadrados como crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Até o momento, dois mandados de prisão preventivos já foram cumpridos em São Paulo. Um dos alvos é Aildo Francisco Lima, vulgo Bahia, que fez uma transmissão ao vivo em rede social durante a invasão ao STF, na cadeira do ministro Alexandre de Moraes.

Basília Batista também foi presa em São Paulo nesta quarta-feira. Ela chegou a ser detida em 8 de janeiro, no dia dos atos golpistas, mas vou liberada pela PF. O terceiro alvo de mandado de prisão é Margarida Marinalva de Jesus Brito, moradora do Distrito Federal.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG). Em nota, a PF afirma que os fatos investigados “constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

A PF realiza a Operação Lesa Pátria de forma permanente e até o momento já contabiliza 81 mandados de prisão, 287 mandados de busca e apreensão e 17 inquéritos instaurados. Na última fase da operação, a PF cumpriu 53 mandados de busca e apreensão em sete estados. Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos em Minas Gerais (26 mandados), São Paulo (12), Paraná (6), Santa Catarina (3), Mato Grosso do Sul (2), Tocantins (2) e Ceará (2).

(Foto: Sergio Lima/AFP)

Relacionados

plugins premium WordPress